A importância da arte na vida das pessoas com deficiência intelectual

Na ambiência “Artes e Expressão” do Centro Dia Para e Pelo Lazer são realizadas atividades de artes manuais e visuais que têm como objetivo principal ativar as funções cerebrais, a fim de estimular os participantes a observar, experimentar, explorar e criar. Nesta ambiência, o desejo e o potencial dos participantes são valorizados, pois é apartir da percepção e da imaginação que a arte acontece e desperta a vontade de viver experiências sensoriais, explorando grande variedade de texturas, cores, formas e sons, estimulando a criatividade e tornando a vida mais agradável e significativa.

Para conhecer e experimentar outras técnicas na área das artes visuais e manuais, recebemos no mês de junho, o artista plástico Renato Gaia, da Arena da Cultura, que realizou um trabalho voluntario com nossos usuários desenvolvendo técnicas de pinturas com moldes vazados, cópias de desenhos de revistas e jornais com carbono, e experimentação de descobertas das cores e texturas em cera e tinta aguada.

Percebemos mais uma vez, a importância e contribuição da arte na vida das pessoas com deficiência intelectual, que às vezes respondem somente a instintos e impulsividades, mas através da arte passam a se interessar, experimentar, elaborar e idealizar,transportando sentimentos individuais de contentamento e satisfação para a coletividade. Percebe-se também que o desejo de aprender e de se colocar em movimento ajuda as pessoas com deficiência intelectual a descobrir suas capacidades, a melhorar o processo de cognição, além de ser um estímulo para a autonomia.

A arte é uma linguagem que universaliza seres de todas as raças, credos e classe social e, por isso promove o diálogo com a inclusão e participação social. Enfim, a arte toca a todos de uma forma singular, única e sem preconceitos.

 

Suelen Gomes Santos

Educadora Social

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?