Apae-BH comemora o Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é comemorado no mundo inteiro como Dia Internacional da Mulher. Dia de lembrar-se de batalhas, conquistas e de repensar a importância da mulher na sociedade. A data teve como inspiração e marco inicial a greve de 129 mulheres operárias em Nova York, que reivindicavam melhores condições de trabalho e a redução da jornada de 16 horas diárias para 10. Infelizmente, elas não tiveram sucesso.

Uma guerra, em geral, se vence em longo prazo e não apenas com uma batalha. Principalmente tendo como causa a mudança de uma cultura milenar, onde a mulher era vista “apenas” como uma “máquina reprodutora” da espécie e cuidadora de suas crias.

Com a Revolução Industrial, iniciada em 1760, na Inglaterra, a mulher passou a ter valor econômico, ou seja, era mão de obra barata para as fábricas em expansão. Agora, além de ser reprodutora, cuidar da casa e das crias, era explorada pelo novo sistema econômico. Para se ter uma ideia da força e da perseverança das mulheres pela sua causa, apenas em 1910, em um congresso feminista na Dinamarca, o dia 08/03 foi escolhido como o Dia Internacional da Mulher. Mas somente em 1975 a data foi oficializada pela ONU.

Ao longo da história, milhares de mulheres pelo mundo pagaram com suas vidas a luta pela melhoria de condições de trabalho, pela igualdade social, pela adoção de creches, entre outras reivindicações sociais que hoje são leis em muitos países.

Pensando nesta data, a Apae-BH promoveu uma ação interna para suas funcionárias e mães de usuários. Com a frase, “Mulher, todo dia é seu dia”, os usuários do Centro Dia – Para e Pelo Lazer visitaram os setores da instituição realizando uma cantata com as músicas “Como é grande o meu amor por você” e “Você”. Eles despertaram sorrisos e emoções nas homenageadas.

Ao final de cada apresentação, as mulheres foram presentadas com um belo cartão e um delicioso picolé produzido pelos usuários do programa Trabalho, Emprego e Renda.

Fica aqui, a nossa homenagem a quem, com sabedoria e delicadeza, transforma o nosso dia a dia em algo suave e encantador.

 

Fonte: Estadao.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?