Assistência Social

Assistência Social

As ações socioassistenciais, com atendimento especializado, são organizadas e direcionadas  para as situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social da pessoa com deficiência intelectual e de suas famílias. As atividades de acompanhamento familiar com intervenção direcionada e compartilhada com as famílias visam promover a superação das vulnerabilidades e o enfrentamento dos riscos que limitam o exercício da cidadania.

Responsável pelo trabalho desenvolvido com as famílias e usuários dos programas “Promoção da Saúde”, “Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva”, “Trabalho, Emprego e Renda” e atua de forma integrada com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e com o Serviço de Proteção Social Especial da pessoa com deficiência e suas famílias (Centro Dia – Programa Educação Para e Pelo Lazer).

Valoriza e capacita a pessoa com deficiência intelectual e sua família, dando-lhes voz e incentivando sua participação ativa no Movimento Apaeano e na sociedade para se tornarem protagonistas de seus direitos e deveres. Com foco no fortalecimento do papel protetivo da família.

O Programa oferece um conjunto variado de atividades que inclui ações de:

  • Promoção da informação;
  • Convivência nos espaços comunitários e institucional;
  • Orientações sobre superação de conflitos e fortalecimento dos vínculos familiares;
  • Ampliação das relações sociais;
  • Acesso às tecnologias assistivas de convivência e autonomia;
  • Conhecimento sobre a rede de serviços no território em que vivem;
  • Conhecimento sobre as possibilidades de inclusão produtiva.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos complementa o trabalho social realizado com as famílias e os usuários, ajudando a construir ou reconstruir suas histórias. Proporciona trocas culturais e de vivências, desenvolve o sentimento de pertença e de identidade, incentiva a socialização e a convivência comunitária, promove o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos usuários a partir dos interesses, demandas e potencialidades; identifica e evidencia vulnerabilidades e, principalmente, busca prevenir situações de risco como a negligência, o abandono, a violência, entre outros.

Esse serviço assegura espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo e propicia o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Atividades desenvolvidas:

  • Roda de Conversa (Oficinas de Reflexão): Espaço de formação, diálogo, troca de informações, interação e partilha. Contribuir para uma melhor qualidade de vida, promover a informação, compreensão e empoderamento.

  • Oficinas de Artesanato: Promovem a aprendizagem de diversas técnicas de artesanato, permite o aumento da renda familiar.

Ajude a APAE-BH a ajudar:

©2017 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?