Atuação

Nossa atuação

Ao longo de sua existência, a APAE de Belo Horizonte conseguiu avanços notáveis, tanto na melhoria de sua estrutura física, quanto na ampliação e aprimoramento dos serviços prestados, criando condições técnicas de agregação de diversos profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação e preparação para o mercado de trabalho, buscando sempre o desenvolvimento global e a melhoria da qualidade de vida dos usuários e de suas famílias.

É importante ressaltar que tanto a defesa e garantia de direitos como a prestação de serviços são feitos gratuitamente pela entidade, priorizando as famílias em situação de risco econômico, social, territorial e vivendo em condições adversas de habitabilidade.

Todas as atividades da APAE de Belo Horizonte são planejadas e executadas dentro dos princípios da Política de Atenção Integral e Integrada, elaborada pela Federação Nacional das APAEs e pela Universidade Corporativa das APAEs. Esta política tem como objetivo assegurar o desenvolvimento global das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e apoiar suas famílias.

Assim sendo, o apoio às pessoas com deficiência intelectual e múltipla é feito de forma integral e integrada, pois concebe o sujeito como um todo, valorizando-o em termos orgânicos, cognitivos, laborais, afetivos e relacionais, desenvolvendo ações e atividades que assegurem o seu desenvolvimento global tornando-o protagonista no seu processo de inserção social.

Para se obter cada vez mais qualidade e resultados positivos no cumprimento de sua missão institucional, a APAE de Belo Horizonte investe de forma permanente na construção do planejamento estratégico institucional, focado em programas criativos e inovadores avaliados de forma sistemática e abertos à participação da própria pessoa com deficiência intelectual e múltipla e de sua família, tanto na fase de elaboração como na de execução e avaliação desses programas.

Ao investir cientificamente na avaliação de suas ações, a APAE de Belo Horizonte avança no conhecimento necessário para fundamentar as relações com o poder público, no estabelecimento de parcerias responsáveis, na prestação de serviços de relevante interesse social e no exercício do controle social, através de participação permanente e efetiva nos conselhos paritários e deliberativos de políticas públicas.

Atualmente a APAE-BH atende cerca de 712 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias, e participa ativamente do Movimento Apaeano, liderado pela Federação Nacional das APAEs, com o importante apoio das Federações Estaduais e das demais filiadas, e avança com muita determinação na criação de uma estrutura organizacional inovadora para assegurar uma prestação de serviços com cada vez mais qualidade e com a participação dos usuários e de suas famílias.

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?