Brasil contratou 418 mil pessoas com deficiência em 2016

Na relação com 2015, o número de empregados cresceu, na contramão das tendências do mercado e da crise econômica

Mais de 418,5 mil pessoas com deficiências e reabilitadas foram contratadas com vínculo empregatício em 2016 no Brasil, um crescimento de 3,79% na comparação com os números de 2015. Os dados fazem parte da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016, e incluem empregadores da iniciativa privada, empresas públicas diretas e indiretas e órgãos públicos.

Dos profissionais com alguma deficiência contratados, 93,48% só estão trabalhando devido à obrigação legal, segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais de 2016. Para assegurar o cumprimento das cotas, o Ministério do Trabalho realiza fiscalizações. Ao longo do ano de 2017, foram feitas, em todo o Brasil, 10.324 ações fiscais para a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas.

Apesar da resistência, a contratação de pessoas com deficiência é vantajosa para as empresas. Estabelecimentos que cumprem sua responsabilidade ganham visibilidade mundial, uma vez que existe uma quantidade crescente de consumidores preocupados em comprar artigos de empresas politicamente corretas e apoiá-las.*

*Fonte: Brasil.gov.br

Conheça o programa Trabalho, Emprego e Renda que tem a finalidade de proporcionar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla conhecimentos básicos sobre o mundo do trabalho, abordando as habilidades e atitudes laborais, gerando oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho.

Oferece ao usuário maior variedade de experiências em Grupos de Operativos do 1º emprego, na Formação para o Mundo do Trabalho, através de atividades práticas e complementares, com vivências do “fazer para conhecer”, ajudando-o a definir seu interesse e desenvolvendo suas capacidades e potencialidades para a vida e para o mercado de trabalho.

Acesse para saber mais: http://apaebh.org.br/trabalho-emprego-renda/

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?