Festa junina, Copa do Mundo & Escola – Vamos Festejar!

O mês de junho está chegando e, junto com ele, também chega uma das maiores festividades brasileiras: a Festa Junina! E, com a Copa do Mundo, considerada uma paixão nacional, será necessário casar as duas comemorações.

O tema de nossa festa junina este ano será a COPA DO MUNDO! Em nossa proposta pedagógica a socialização e a experimentação das diferentes possibilidades da aprendizagem são pontos fundamentais do desenvolvimento de nossos alunos. Aproveitaremos o tema e o momento para resgatarmos a memória das tradições juninas e enfatizar a copa do mundo, esperando contribuir para a aprendizagem de nosso educando, estimulando sua criatividade e envolvendo-o na socialização com os colegas de sala e com toda a comunidade da escola.

Nossos alunos serão motivados a:

  • Socializar com as outras pessoas;
  • Resgatar a tradição/memória das festas juninas;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver ritmos e habilidades motoras;
  • Conhecer as diferentes linguagens regionais sobre alimentação, costumes, brincadeiras e danças;
  • Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, do conflito, da frustração, da negociação e da aprendizagem;
  • Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à origem e história das festas juninas;
  • Desenvolver o ritmo e o compasso;
  • Conhecer um pouco sobre a Rússia, país que vai sediar a copa;
  • Identificar as cores das bandeiras do Brasil e da Rússia;
  • Identificar formas geométricas nas bandeiras;
  • Trabalhar os sentidos;
  • Estimular a atenção, imaginação, autonomia e expressão artística;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita, a visão e a audição e os órgãos do sentido, estimulando o raciocínio lógico.

Em sala de aula, a festa junina e a copa do mundo serão trabalhadas de forma interdisciplinar, com informações sobre a origem e a história de cada uma. Depois, nossos alunos serão questionados sobre os esportes praticados com utilização da bola, quantas vezes o Brasil ganhou a Copa, as músicas e vestimentas características da festa junina, etc.

Algumas atividades serão obrigatórias, tais como: apresentação e interpretação/ significação das bandeiras do Brasil e da Rússia; decoração da sala de aula e da escola nas cores da copa, mas com temas juninos; elaboração de cartazes; ensaios para festa junina, etc.

Os temas estarão presentes em todas as disciplinas, com atividades de matemática, ciências, português, história e geografia, renovando o interesse do aluno. Além disso, a parte prática será intensa, devido à criação e elaboração de “peças” para ornamentar nossa escola.

É importante ressaltar que, como todas as áreas do conhecimento serão trabalhadas em conjunto, nosso aluno será o protagonista da festa junina no contexto escolar. Educar exige conhecimento, paixão e muito esforço. Nem tudo se aprende com prazer, mas é possível aprender muita coisa de forma prazerosa como, por exemplo, numa festa junina. Podemos criar momentos inesquecíveis e agradáveis para nossos alunos e suas famílias. Vamos colocar ainda mais qualidade na educação!

Convidamos todas as famílias a participarem desse processo educativo. Pais, alunos e escola podem e devem conviver, pensar, emocionar e elaborar juntos as ações deste dia em especial. Informação é o que não falta. Juntos construiremos um novo conteúdo, um novo momento e uma nova história!

 

 

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?