Intervenção Precoce

INTERVENÇÃO PRECOCE

O Programa de Promoção da Saúde existente na APAE-BH oferece ações que promovem a saúde da pessoa com deficiência intelectual , em seu ciclo de vida, a sua capacidade funcional e desempenho humano, contribuindo para sua inclusão social e prevenindo agravos que determinam o surgimento de deficiências. As principais diretrizes deste programa são a promoção da qualidade de vida, a prevenção de deficiências; a atenção integral à saúde com ações de habilitação e reabilitação e capacitação de recursos humanos.

A intervenção precoce destina-se a crianças desde o nascimento até 6 anos de idade que apresentem alterações no seu desenvolvimento neuropsicomotor ou que se encontram em situação de risco que possa comprometer o seu desenvolvimento como a prematuridade, fatores congênitos ou fatores sócio econômicos.

Sabemos através de estudos da ciência que a plasticidade cerebral é a capacidade adaptativa do Sistema Nervoso Central (SNC), ou seja, sua habilidade de modificar a organização estrutural própria e funcionamento do cérebro, desde lesões traumáticas destrutivas até sutis alterações, resultantes dos processos de aprendizagem e memória. (Relvas, 2007).

Dentro da perspectiva da plasticidade cerebral, quanto mais cedo a criança iniciar no processo de estimulação, maiores são as perspectivas de resultados durante o tratamento, fase em o cérebro está mais susceptível a aprendizagem, proporcionando uma reorganização do cérebro através de estímulos ambientais.

As crianças que já apresentam diagnóstico de síndromes genéticas, paralisia cerebral, autismo e ou deficiência intelectual e múltiplas recebem atendimento de uma equipe interdisciplinar, nas especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional na APAE BH, dentro de uma proposta de intervenção centrada na família no sentido de apoiar e melhorar as sua competências ao lidar com o seu filho no dia a dia.

Através da assistência social, a APAE BH, sempre que necessário, está em contato com as redes sociais da comunidade onde a criança vive para o atendimento das vulnerabilidades que a família possa apresentar dentro de um contexto sócio econômico e no atendimento de seus direitos sociais.

Para o desenvolvimento deste trabalho dentro de uma proposta biopsicossocial, a APAE BH vem investindo na capacitação de seus profissionais, na aquisição de equipamentos e em estratégias inovadoras para o atendimento no serviço de intervenção precoce, com o objetivo de prevenção de agravos, melhora de prognóstico e promoção da qualidade de vida.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?