Centro Dia

Para e Pelo Lazer

Centro Dia

Centro Dia tem atividades desenvolvidas em diversas ambiências e é direcionado a jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados. Sua finalidade é promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários, visando o reconhecimento do seu potencial, e a aceitação e valorização da diversidade.

As ações do Centro Dia são diversificadas e abrangem atividades culturais e de lazer favorecendo a troca de experiências.

Todas as intervenções realizadas pela APAE-BH têm o propósito de manter e/ou desenvolver as habilidades dos usuários, fortalecendo seu protagonismo e reduzindo a exclusão social, o isolamento, a discriminação e o preconceito.

A organização das atividades em ambiências, visam proporcionar vivências sociais, culturais e de lazer, além de desenvolver, através da arte e de situações reais, competências, habilidades e atitudes que promovam a autonomia e independência do usuário.

Atividades Desenvolvidas

Ambiência Bem Viver

A ambiência “Bem Viver” desenvolve atividades cognitivas e de iniciação em artes manuais, com o objetivo de estimular os participantes a interagir, observar, experimentar e explorar diversos materiais e técnicas, buscando sempre identificar e valorizar o conhecimento prévio, o desejo, a tolerância e o potencial criativo de cada pessoa.

Ambiência Bem Viver

Ambiência Corpo e Movimento

Ambiência Corpo e Movimento

A ambiência “Corpo e Movimento” visa proporcionar uma aprendizagem por meio de atividades corporais e físicas de baixo impacto, circuitos, jogos rítmicos e teatrais que exploram os movimentos corporais, o equilíbrio e o desenvolvimento do potencial cinestésico, criativo e artístico dos usuários.

Ambiência Vivências

A ambiência “Vivências” compreende atividades da vida diária, da vida prática e de interação familiar e comunitária, enfatizando experiências e vivências relacionadas às questões do dia-a-dia, sociais e intersubjetivas, favorecendo uma aprendizagem significativa de formação do cidadão. Familiares dos usuários e pessoas da comunidade podem participar desta Oficina, desde que seja agendado previamente.

Ambiência Vivências

Oficina de Musicalização e Comunicação

Oficina de Musicalização e Comunicação

Realizada na sala de Música, esta oficina utiliza a expressão e os sons musicais na aprendizagem, além de explorar as possibilidades de desenvolvimento da linguagem, da expressão, da comunicação e do potencial criativo.

Artigos

Assistência Social