Centro Dia – Para e Pelo Lazer

 Centro Dia – Para e Pelo Lazer

Centro Dia

Este programa é direcionado a jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e é desenvolvido em ambiências do Programa. Sua finalidade é promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, visando o reconhecimento do seu potencial, suas aceitação, valorização da diversidade e inclusão social.

Essas ações são diversificadas e abrangem atividades culturais e de lazer, ampliando a rede de indivíduos e favorecendo a troca de experiências. Todas as intervenções realizadas pela APAE-BH têm o propósito de manter e/ou desenvolver as habilidades dos usuários, fortalecendo seu protagonismo e reduzindo a exclusão social, o isolamento, a discriminação e o preconceito.

O Programa é organizado em ambiências que visam proporcionar vivências sociais, culturais e de lazer, além de desenvolver, através da arte e de situações reais, competências, habilidades e atitudes que promovam a autonomia e independência  do usuário e, consequentemente, a melhora de sua qualidade de vida.

Atividades Desenvolvidas 

Acontece na Ambiência Bem Viver e desenvolve atividades cognitivas e de iniciação em artes manuais, com o objetivo de estimular os participantes a interagir, observar, experimentar e explorar diversos materiais e técnicas, buscando sempre identificar e valorizar o conhecimento prévio, o desejo, a tolerância e o potencial criativo de cada pessoa.

Realizada na ambiência Vivências e compreende atividades da vida diária, da vida prática e de interação familiar e comunitária, buscando
enfatizar experiências e vivências relacionadas às questões do dia-a-dia, sociais e intersubjetivas, apontando para a aprendizagem significativa de formação do cidadão. Familiares dos usuários e pessoas da comunidade podem participar em dias agendados previamente. 

É realizada na ambiência Corpo e Movimento e proporciona aprendizagem através de atividades corporais e físicas de baixo impacto, circuitos, jogos rítmicos e teatrais que exploram os movimentos corporais, o equilíbrio e o desenvolvimento do potencial cinestésico, criativo
e artístico.

Acontece na sala de Música e proporciona aprendizagem através da expressão e dos sons musicais, explorando possibilidades para o desenvolvimento da linguagem, da expressão, da comunicação e do potencial criativo.

Ajude a APAE-BH a ajudar:

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?