Profissionais da ApaeBH recebem certificado do curso Bobath

Profissionais da saúde da Clínica Intervir da ApaeBH recebem certificado do curso Bobath

As profissionais da área da saúde que atuam na Clínica Intervir da Apae-BH receberam no final de julho, o certificado de conclusão do Curso Básico Neuroevolutivo Infantil – Conceito Bobath. O Bobath é um curso básico de aperfeiçoamento clínico direcionado ao tratamento de indivíduos com disfunção neuromotora (Paralisia Cerebral).

Ao todo foram 280 horas/aulas divididas em duas etapas nos meses de janeiro e julho, realizadas na Clínica da entidade. Entre as duas etapas, as profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia realizaram um trabalho clínico que foi avaliado pelos professores na segunda etapa.

O Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath é uma abordagem de resolução de problemas que avalia e trata as deficiências e limitações funcionais de pacientes com disfunções neurológicas, primordialmente em crianças com Paralisia Cerebral e adultos após Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) Howle Janet. Esses pacientes apresentam disfunções da postura e do movimento que levam a limitações em suas atividades funcionais. Essa abordagem foca na análise e tratamento de deficiências sensório-motoras e limitações funcionais.

Este é um dos meios mais utilizados no acompanhamento de pacientes com déficit neurológico e oferece um modelo de referência durante as intervenções clínicas dos terapeutas da neuroreabilitação.  Os pais de crianças com disfunção neuromotora ou com distúrbios do desenvolvimento neuromotor devem considerar a importância da intervenção terapêutica baseada no Conceito Bobath, atualmente a abordagem mais reconhecida, que avalia e trata, ativando músculos, controle postural e equilíbrio, para que a criança adquira autonomia nos movimentos para brincar, comer e cuidar do próprio corpo.

“Quanto mais cedo esse tratamento começar, melhor será para o desenvolvimento da criança. Os pais precisam estrar cientes da eficácia deste método”, ressaltou a instrutora e coordenadora do curso Bobath BH, Helenice Soares de Lacerda.  A intervenção consiste em, cuidadosamente, avaliar e planejar as estratégias do tratamento direcionadas à melhora da funcionalidade de cada indivíduo.

 

Fonte: http://www.bobath.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?