Programa Para e Pelo Lazer

PROGRAMA PARA E PELO LAZER

Como acontece com a população em geral, a expectativa de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla tem aumentado. Neste contexto e enquanto instituição de defesa de direitos, a APAE-BH tem se preparado para atender a esta demanda a partir das ações do Programa de Educação “Para e Pelo Lazer”, buscando contemplar aspectos significativos e importantes para o desenvolvimento dessas pessoas. Acreditamos que este programa é necessário para incentivar a conquista de espaços na sociedade e o usufruto de uma vida ativa, feliz e diversificada.

O programa “Para e Pelo Lazer” tem objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual/múltipla e de sua família, desenvolvendo a máxima autonomia nas habilidades de vida diária e promovendo sua inclusão em atividades sociais, culturais e educativas. O trabalho conta com instrutores de música, teatro, dança, percussão e artes manuais, técnicos da saúde, educadores sociais e voluntários.

Todos desempenham papeis de envidar esforços para que os usuários e suas famílias conquistem a independência emocional e social e acreditem em sua capacidade de desenvolvimento e superação. A grande expectativa desse trabalho é que ele seja o princípio de uma trajetória de descobertas, ressignificação da vida e despertar de sensibilidade através de novos olhares e pensamentos.

Atividades desenvolvidas:

  • Oficina Cognitiva e de Artes Manuais: É realizada na Ambiência Bem Viver, desenvolve atividades cognitivas e artes manuais, com o objetivo de estimular a observação, experimentar e explorar materiais e técnicas, como interagir, buscando identificar e valorizar o conhecimento prévio, o desejo, a tolerância e o potencial criativo de cada pessoa.

  • Oficina Comunitária e de Atividades de Vida Diária e Prática: É realizada na Ambiência Vivências e compreende atividades da vida diária e prática e de interação familiar e comunitária, buscando enfatizar experiências e vivências do dia-a-dia para aprendizagem significativa de formação do cidadão. Familiares dos usuários e pessoas da comunidade podem participar em dias agendados previamente.

  • Oficina de Dança e Expressão Corporal: É realizada na Ambiência Corpo e Movimento e proporciona aprendizagem através de atividades corporais e físicas de baixo impacto, circuitos, jogos rítmicos e teatrais que exploram os movimentos corporais, o equilíbrio e o desenvolvimento do potencial cinestésico, criativo e artístico.

  •  Oficina de Musicalização e Comunicação: É realizada na Sala de Música e proporciona aprendizagem através da expressão e dos sons musicais, explorando possibilidades para o desenvolvimento da linguagem, da expressão, da comunicação e do potencial criativo.

As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, em dois turnos das 07:30h às 11:30h e das 13h às 17h. Os usuários frequentam este Programa duas ou três vezes por semana e passam pelas quatro oficinas oferecidas nas seguintes ambiências: Corpo e Movimento (dança e expressão corporal), Vivências (atividade de vida diária e atividade de vida prática), sala de música (oficina de musicalização), e Bem Viver (atividades cognitivas e artes manuais).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?