Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Com o tema “Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi comemorada de 21 a 28 de agosto no país inteiro, para reafirmar a importância da participação da família em todos os aspectos da vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, etc.

A abertura do evento contou com a presença de Judith Monteiro, presidente da APAE-BH; Natália Fioravante, Coordenadora Técnica e Representante da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais; Simone Aparecida Albuquerque, Subsecretária de Estado de Assistência Social, da Sedese; José Ferreira da Crus, Secretário Municipal Adjunto de Assistência Social; Iara da Costa Nogueira Reis, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Alba Valéria Edward Alves Cutrin, representante das famílias dos usuários da APAE-BH, e Maria de Fátima Leite, autodefensora da APAE-BH.

Na abertura da Semana, a presidente da APAE-BH ressaltou em seu discurso a importância da conscientização e da participação das famílias nas conquistas e efetivação de seus direitos e do protagonismo de seus filhos, nossos usuários. “E acrescentou: “Discussões sobre o tema da Semana são importantes para que vocês sejam protagonistas de suas vidas”.

Ainda durante a abertura, as mães dos usuários da entidade encenaram uma peça de teatro criada por elas, denominada “Momento da Notícia”.  Elas retrataram o momento em que recebem a notícia sobre a deficiência do filho e as reações de seus companheiros.

Em comemoração à data, a instituição preparou diversas atividades que aconteceram no decorrer da semana.

No dia 22/08, os funcionários, usuários e seus familiares participaram da “Caminhada e Blitz Inclusiva” percorrendo as ruas do bairro Santa Tereza. Em outro momento, a praça Duque de Caxias foi o palco de piqueniques e brincadeiras. Na ação cultural, os usuários visitaram o memorial da Vale.

A Roda de Conversa, contou com bela apresentação do Teatro MOBS (Teatro de Mobilização Social) que abordou a importância de se enxergar as pessoas além das aparências, já que todos nós temos potencialidades e dificuldades, e, ainda, com uma palestra ministrada por Mariana Rosa, autora do livro e do blog Diário da Mãe da Alice, cuja filha tem paralisia cerebral. Ela relatou as dificuldades e desafios enfrentados por ela no dia a dia. Em outro momento, os usuários do Centro Dia – Para e Pelo Lazer participaram de um rodizio de pizza na sede da entidade.

O Show de Talentos, numa alusão ao Cassino do Chacrinha, teve duas edições, uma pela manhã e outra à tarde, no último dia 28, encerrando as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste evento, todos, funcionários, usuários e suas famílias, cantaram, dançaram e animaram a plateia. Foi alegria e diversão em dose dupla!!!

Confira as fotos e vídeos da semana: https://bit.ly/2C9Z4pk

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?