Trabalho, Emprego e Renda

Programa Trabalho, Emprego e Renda

Trabalho, Emprego e Renda 

Este setor tem a finalidade de proporcionar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla conhecimentos básicos sobre o mundo do trabalho, abordando as habilidades e atitudes laborais, gerando oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho.

Oferece ao usuário maior variedade de experiências em Grupos de Operativos do 1º emprego, na Formação para o Mundo do Trabalho, através de atividades práticas e complementares, com vivências do “fazer para conhecer”, ajudando-o a definir seu interesse e desenvolvendo suas capacidades e potencialidades para a vida e para o mercado de trabalho.

Utilizando a metodologia do Emprego Apoiado é realizado um trabalho sério para inserção da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho competitivo. Esta metodologia envolve ações de assessoria, orientação e acompanhamento personalizado e individualizado realizadas dentro da empresa, considerando a função a ser exercida pela pessoa com deficiência intelectual no trabalho, de forma a garantir sua permanência e as mesmas condições oferecidas a outras pessoas. Assim, deve-se inserir/treinar em vez de treinar/inserir, tendo sempre uma pessoa-apoio para facilitar o processo de treinamento em serviço. Essa inclusão deve ser entendida como acesso digno ao mundo do trabalho, caracterizado pelo exercício de atividade laboral remunerada.

O público-alvo das ações da Gerência de Trabalho, Emprego e Renda são as pessoas com deficiência intelectual e múltipla de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, a partir dos 15 anos de idade e que tenham concluído o Ensino Fundamental.

 Grupos Operativos do 1º emprego:

Turno da manhã: Padaria,  Atendimento ao Público e Informática.

Turno da Tarde: Padaria, Sorveteria e Biscoito, Atendimento ao Público e Informática.

Formação Inicial para o Trabalho

Tem como objetivo o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla através de oficinas com atividades laborais que levam o usuário a aprender a identificar, discriminar e utilizar distintas ferramentas para a leitura de mundo, favorecendo sua inclusão social, além de desenvolver habilidades básicas para o trabalho.

A Formação Inicial para o Trabalho não tem o objetivo de ensinar funções específicas, mas o de apresentar hábitos do mercado de trabalho, como rotina, pontualidade, hierarquia, relacionamento interpessoal, responsabilidades, comportamentos adequados, higiene, aproximação dos desejos ideal e real, etc. Dessa forma, juntos, usuários e instrutores,identificam as habilidades e conhecimentos de cada pessoa e contribuem para a construção do perfil profissional e posterior inclusão no mercado de trabalho.

Inserção no Mercado de Trabalho 

Utilizando a metodologia do Emprego Apoiado, as atividades de Inserção no Mercado de Trabalho estão voltadas para a inserção da pessoa com deficiência intelectual e múltipla em algum tipo de atividade laboral,  sempre condizente com seu potencial, suas condições físicas e aspirações e, também, com a disponibilidade de vagas existentes no mercado.  Essas ações são desenvolvidas priorizando a forma competitiva, caracterizando-se numa alternativa às oficinas protegidas de trabalho.

Ajude a APAE-BH a ajudar:

©2018 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?