Usuários da Apae-BH participam de Oficina de Experimentação

Uma equipe de profissionais da empresa Mercur, indústria com sede no Rio Grande do Sul, esteve na Gerência de Assistência Social da APAE-BH no último dia 25/10, para apresentar o Projeto “Diversidade na Rua”.

Este projeto nasceu da inquietação dos profissionais da empresa que os levou a pesquisar sobre a real acessibilidade de seus produtos (tinta, giz de cera, borracha, etc.); ou seja, se qualquer pessoa conseguia fazer pleno uso deles. A Mercur percebeu que vários de seus não eram acessíveis a todos, principalmente àqueles com alguma dificuldade motora.

A partir daí, a empresa passou a ter como meta fazer produtos COM as pessoas, em vez de fabricá-los PARA elas, aproximando-se de diversas instituições e pessoas para compreender melhor suas reais necessidades. Este processo começou nas escolas e foi se ampliando para as áreas de saúde e reabilitação. Com o apoio de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores, assistentes sociais e designers, além de pessoas com deficiência e seus familiares, surgiram as oficinas de Cocriação, onde esses profissionais e os da Mercur desenvolvem produtos para atender às necessidades de um público mais específico.

Alguns recursos da Tecnologia Assistiva foram desenvolvidos desta forma e, atualmente, facilitam a execução das atividades da vida diária (AVDs) das pessoas com deficiência, como por exemplo: fixadores de mão, engrossadores, pulseiras de peso, cintas posicionadoras, etc.

Na Apae-BH foi realizada a Oficina de Experimentação, quando os usuários da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do Centro Dia Educação Para e Pelo Lazer e do Programa Trabalho, Emprego e Renda tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar os equipamentos, bem como de sugerir a criação de novos.

A ApaeBH

Somos uma organização social sem fins econômicos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual e múltipla que, unidos por objetivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.  Atendemos diretamente e de forma gratuita pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todo o seu ciclo de vida, nas áreas de assistência social, saúde e educação, promovendo seu desenvolvimento global e a melhoria da qualidade de vida, além de prestar apoio a suas famílias.

 

Gerência de Assistência Social da APAE-BH

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?