Atendimento em Domicílio

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias-Modalidade Atendimento em Domícilio

Serviço tipificado pela Política de Assistência Social para a oferta de atendimento especializado a usuários com deficiência, idosos com algum grau de dependência e suas famílias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos comprometendo independência e o desenvolvimento da sua autonomia.

O serviço oferta proteção social e cuidados individuais e familiares voltados ao desenvolvimento de autonomias, contribuindo para o acesso aos direitos socioassitenciais, reduzindo e prevenindo situações de isolamento e de abrigamento institucional, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, gerando qualidade de vida familiar, além de reduzir agravos decorrentes de situações violadoras de direitos e diminuir a sobrecarga dos cuidadores advinda da prestação continuada de cuidados a pessoas com dependência.

O serviço de Atendimento em Domicilio é um serviço inovador e sua execução é por meio da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a APAE- BH.

A Apae de Belo Horizonte venceu o chamamento público para a execução desse importante serviço ligado ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

 A abrangência do serviço é municipal e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, tendo  atividades que podem acontecer aos sábados.

 Implantação deste serviço


  • •Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, idosas com dependência, de seus cuidadores e de suas famílias;
    •Desenvolver ações especializadas para a superação das situações de violação de direitos, que contribuem para a intensificação da dependência;
    •Evitar o abrigamento e a segregação dos usuários, assegurando-lhes o direito à convivência familiar e comunitária;
    •Promover o acesso dos usuários a benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais das políticas públicas setoriais e do Sistema de Garantia de Direitos;
    •Apoiar as famílias na tarefa de cuidar, diminuindo a sobrecarga de trabalho e utilizando meios de comunicação e cuidados que visem à autonomia dos envolvidos e não somente cuidados de manutenção;
    •Acompanhar o deslocamento, viabilizar o desenvolvimento do usuário e o acesso a serviços básicos, tais como: bancos, mercados, farmácias, etc., conforme suas necessidades;
    •Evitar o isolamento social;
    •Prevenir situações de sobrecarga e desgaste de vínculos provenientes da relação de prestação/demanda de cuidados permanentes e/ou prolongados.
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