Apae-BH promove semana de capacitação para colaboradores do CER IV

Durante a última semana, colaboradores que irão trabalhar no Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV, em Contagem / MG, inaugurado no último dia 05, estiveram na Apae de Belo Horizonte para receberem as boas vindas e um treinamento de capacitação. O objetivo foi preparar os 30 profissionais que compõem a equipe interprofissional de saúde e a equipe administrativa e financeira do CER IV, para iniciarem os serviços de habilitação e reabilitação e outros, conforme suas funções. Foram ministradas diversas palestras e orientações quanto ao trabalho desenvolvido pela Apae-BH.

Os colaboradores foram muito bem recebidos pela presidente da Apae-BH, Sra. Judith Maria de Magalhães Monteiro, que ressaltou a importância de todos trabalharem com amor.

O Sr. Valter Henrique Veiga Macedo, Superintendente da Apae-BH e gestor administrativo do CER IV, apresentou os gerentes da instituição e do centro de reabilitação aos novos colaboradores.

Contamos também com a presença do Dr. Eduardo Barbosa, Deputado Federal e superintendente voluntário da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, que fez uma palestra envolvendo elementos sobre o Movimento Apaeano, a história da Apae e a estrutura da instituição, além dos serviços oferecidos nas áreas de assistência social, saúde e educação. Ele abordou também o planejamento estratégico para o CER IV e a organização dos serviços, incluindo os protocolos empregados para avaliar as condições de saúde dos usuários.

O tema “o que nos inspira” foi bastante explorado, e Dr. Eduardo destacou que “tudo o que fazemos é em função da pessoa com deficiência. Ela é a prioridade e isso faz o nosso trabalho diferenciado.” De acordo com ele, “nós temos uma alma apaeana” e o que vale para a Apae é o resultado alcançado pela pessoa com deficiência; e concluiu: “o que nos move é saber que ainda temos algo a construir”.

A Sra. Cyntia Mansur, Gestora de Relações Institucionais e Mobilização de Recursos da Apae-BH, apresentou aos colaboradores do CER IV o vídeo institucional da Apae-BH e falou sobre a importância dos projetos de assistência social, como Escola de Família, Roda de Conversa, Agência Jurídica, Escola de Formação de Autodefensores, atendimento em domicílio, Centro Dia Para e Pelo Lazer e Casa Lar. Ela falou, também, sobre os grupos operativos do serviço Trabalho, Emprego e Renda e as atividades desenvolvidas com os usuários na área da saúde, na Clínica Intervir. Para finalizar, Cyntia passou algumas informações sobre os serviços que serão prestados pelo CER IV, como diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologias assistivas nas quatro modalidades de habilitação e reabilitação: física, auditiva, intelectual e visual.

A Sra. Daniela Teodoro, Gestora de Saúde do CER IV, apresentou informações sobre localização, recursos, serviços prestados, especialidades, estrutura organizacional, público alvo e abrangência territorial, entre outras. Ela destacou que “o objetivo do CER IV é ser uma instituição notável para pessoas com deficiência, com gestão inovadora e sustentável.” Segundo Daniela, é importante não focar na doença, mas sim na funcionalidade da pessoa. Além disso, foi destacada a importância de fazer com que as pessoas se sintam à vontade no CER IV, fazendo do local uma referência para os atendidos.

No momento das boas vindas, os colaboradores foram recepcionados com um delicioso coffee break, preparado pelos usuários do serviço Trabalho, Emprego e Renda, da Apae-BH, enquanto assistiam à apresentação do coral Vozes da Apae, que proporcionou um momento de emoção e descontração com a música “É Preciso Saber Viver”, dos Titãs, e outras.

Ao longo da semana de capacitação, contamos também com a participação dos palestrantes Lêda Fioravante, Cíntia Figueiredo, Estefânia Corrêa, Wagner Ferreira, Andrei Pereira Pernambuco e a Equipe Sidim – MC Soluções, que muito contribuíram para o sucesso do evento. Os gerentes do CER IV, Aline de Oliveira (reabilitação física e oficina ortopédica), Dayane Leal (reabilitação visual e auditiva) e Jeyverson Mendes (reabilitação intelectual), também ofereceram informações relevantes sobre suas respectivas áreas de atuação profissional.

Entre os temas trabalhados, destacam-se as palestras “Como se relacionar com as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual”, “Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho”, “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF” e o protocolo “Whodas” – World Health Organization Disability Assessment Schedule, cuja finalidade é mensurar os impactos da habilitação / reabilitação na funcionalidade dos usuários.

De acordo com a Gestora de Saúde do CER IV, Daniela Teodoro, as equipes de gestão do CER IV e da Apae-BH consideraram o momento extremamente relevante, pois todos os profissionais envolvidos tiveram a oportunidade de interagir e compartilhar conhecimentos relacionados às pessoas com deficiências.

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Apae de Belo Horizonte, que fará a gestão do CER IV. A previsão é de que o local entre em funcionamento no dia 19 de novembro.

A Apae-BH deseja muito sucesso a todos os colaboradores!

Crédito: Assessoria de Comunicação Apae-BH

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?