Apae-BH realiza a Formatura da Escola de Família

Alegria e emoção marcaram a Formatura da Escola de Família, realizada esta semana na Apae de Belo Horizonte. As alunas do projeto, que capacita familiares de pessoas com deficiência intelectual e múltipla na área da defesa de direitos, estavam muito satisfeitas, assim como os colaboradores da instituição, que desde o início acompanharam a evolução das famílias.

Para dar início à solenidade, foram convidados para compor a mesa: Sra. Judith Maria de Magalhães Monteiro, Presidente da Apae-BH; Professor Jarbas Feldner de Barros, Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais; Sra. Mayra Camilo, Gestora de Assistência Social da Apae-BH; Maria de Fátima Leite e Edson de Moura Paula, autodefensores da instituição.

A Sra. Judith Monteiro fez a abertura da cerimônia e comentou que é importante os familiares entenderem sobre os direitos de seus filhos e que convidem outras famílias a participar também, para saberem como, onde e quando reivindicar seus direitos. Em seguida, a presidente leu uma carta escrita pelo Dr. Eduardo Barbosa, superintendente voluntário da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e idealizador da Escola de Família, parabenizando as formandas, desejando muito sucesso e afirmando que “a Escola de Família é um dos projetos mais importantes da Federação das Apaes e esta data estará marcada para sempre em suas vidas.” Segundo ele, a partir de agora, as famílias se comprometem a lutar pelos direitos dos seus filhos.

Logo após a abertura, todos ficaram de pé para ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. A formanda Elza de Almeida Simões, oradora da turma, leu o seu discurso e Sueli Amâncio dos Reis, também formanda, fez o juramento. Em seguida, foi feito um agradecimento a toda a equipe, em especial à Elen Mariz, Gerente de Defesa de Direito e Apoio à Família. Muito satisfeitas com o trabalho desenvolvido por Elen, as formandas fizeram uma bela homenagem e a aplaudiram com entusiasmo.

Mas o momento mais esperado ainda estava por vir. Judith Monteiro e Jarbas Feldner fizeram a entrega dos certificados de conclusão da Escola de Família às formandas, que foram fotografadas. O brilho no olhar e a alegria por vivenciarem um momento tão importante eram visíveis. Foi exibido um vídeo em homenagem a elas e nessa hora ninguém segurou a emoção.

A Sra. Mayra Camilo, comentou em seu discurso que foi uma alegria imensa participar do evento, pois acompanhou o trabalho da Escola de Família. Ela agradeceu toda a equipe da instituição e a Sra. Judith Monteiro, por sempre confiar neste trabalho, ao Sr. Jarbas Feldner e à Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais pela parceria e aos autodefensores que também estiveram presentes. “A nossa luta em prol da pessoa com deficiência é contínua. O nosso desejo é que vocês sejam multiplicadoras e que no ano que vem tenhamos outras famílias no projeto”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o Professor Jarbas Feldner de Barros disse que a Apae ajuda os pais e buscarem o melhor para os seus filhos. “É um espaço onde as pessoas com deficiência são respeitadas e têm qualidade de vida. Muito mais do que piedade, elas precisam de oportunidade”, comentou, enfatizando que essas pessoas querem trabalhar, construir uma família, se divertir. “A vida não teria sentido se fôssemos todos iguais. As diferenças têm que ser respeitadas”, finalizou.

O encerramento da solenidade foi feito pela Sra. Judith Monteiro, que aproveitou para agradecer à equipe do Serviço de Assistência Social pelo empenho e carinho com que preparam a solenidade. Às formandas, ela falou: “A Apae é uma via de mão dupla. Nós precisamos de vocês do mesmo modo que vocês precisam de nós.”

Após muitos aplausos, todos foram convidados para um lanche produzido pelos usuários do Serviço Trabalho Emprego e Renda. Nesse momento, as formandas receberam canecas personalizadas de presente e aproveitaram para tirarem fotos juntas, demonstrando a união e amizade que construíram.

A Apae-BH parabeniza a todos os envolvidos!

 

ESCOLA DE FAMÍLIA

A Escola de Família, antiga Escola de Pais, é a continuação de um projeto iniciado em 2009/2010 e os temas tratados estão divididos em três módulos de estudo, com os seguintes objetivos:

  • a defesa de direitos;
  • a capacitação das famílias sobre o que é a deficiência e como é a legislação nos campos da saúde, educação, assistência social;
  • a melhoria da relação entre as pessoas com deficiência e suas famílias, além do resgate da identidade feminina.

Assim, ao final de um ano e 120 horas-aula, o participante terá o seu certificado de conclusão do curso, desde que cumpridos os critérios de avaliação, onde serão considerados a frequência, a participação e o Trabalho final – individual ou em grupo.

A Apae-BH tem contado com o relevante apoio da UNIAPAE / MG – Universidade Corporativa da Rede Mineira das Apaes, que fornece o material necessário ao correto desenvolvimento da metodologia empregada na Escola de Família.

Crédito: Assessoria de Comunicação Apae-BH

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?