Assuntos Gerais

Quem pode participar?

Qualquer residência, com consumo médio a partir de 200 kWh/mês, ou empresa que consuma a partir de 300 kWh/mês, atendida em baixa tensão.

Como funciona?

Injetamos a energia solar produzida pelas nossas usinas fotovoltaicas na rede da CEMIG. Dessa forma, ela é distribuída para as unidades consumidoras (residências e empresas). Esse processo é chamado de Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).

Quais as vantagens?
    • Economia na conta de luz.
    • Energia renovável Ecológica.
    • Adesão 100% digital.
    • Sem investimento.
    • Sem obras.

 

Precisa de alguma instalação ou obra?

Não! A nossa energia chega até você pela rede elétrica que já está instalada na sua residência/empresa.

Por que a conta de luz fica mais barata?

Porque nossa energia é renovável, limpa e mais barata que a energia gerada por hidrelétricas e termoelétricas, que são as mais comuns.

Tenho tarifa social. Posso aderir?

Infelizmente não. Apenas instalações com tarifas do grupo B1 e B3, sem nenhum desconto ou recuperação de imposto, podem aderir.

Adesão

Qual a diferença entre consórcio e cooperativa?

A adesão à Cooperativa Energia Livre é exclusiva para clientes pessoa física, registrada no seu CPF. Contas nas quais um CNPJ consta no cadastro serão aderidas ao Consórcio Energia Livre.

Quanto custa a adesão?

Absolutamente nada! A adesão é 100% digital e gratuita.

Como posso fazer a adesão?

É bem simples: você acessa nosso simulador, preenche os campos com os dados do TITULAR da conta de luz da CEMIG e informa seu histórico de consumo. Se você for apto, basta seguir os passos no simulador que você receberá um e-mail para assinar o contrato digital 100% digital.

O contrato pode ser no meu nome?

O contrato precisa ser no nome da mesma pessoa ou empresa que é titular da conta da CEMIG. Se a conta de luz da sua empresa estiver cadastrada em um CNPJ, você deverá fazer pelo CNPJ e não em seu nome.

Como funciona o contrato 100% digital?

Após o preenchimento dos dados necessários, nosso sistema gera um contrato que será enviado ao seu email de cadastro. Ao clicar para assinar, você deverá fazer um breve cadastro na plataforma para então poder revisar e fazer sua assinatura digital. Depois é com a gente! Faremos a revisão de dados e daremos entrada no procedimento para que você possa começar a economizar o quanto antes, se transformando em um ECOlar ou uma ECOempresa.

Quando começo a economizar?

Caso todos os dados estejam corretos e a adesão for efetivada, enviamos a documentação para a Cemig. A expectativa é de que em até 60 dias você comece a consumir energia mais barata. Não se preocupe, vamos te avisando de todos os passos.

Existe multa por cancelamento?

Nós queremos você livre para decidir, portanto não cobramos multas de cancelamento. Pedimos apenas um aviso com antecedência de 180 dias para que possamos realocar a sua parte da usina para outro cliente.

Conta de Luz

Como fica a conta de luz?

Você continuará recebendo a conta de luz da Cemig, normalmente. Nela será faturada a diferença entre energia consumida e energia gerada pelas nossas usinas. Você também vai receber uma fatura do Consórcio ou da Cooperativa Energia Livre referente à energia entregue pelas usinas, com o percentual de desconto contratado.

O que é energia gerada e energia consumida?

Energia gerada é aquela que nossas usinas entregam à sua unidade consumidora. Cada unidade recebe um volume de energia de acordo com o seu consumo médio anual. Energia Consumida é o seu consumo mensal no mês corrente.

Para quem pago a energia gerada?

A energia gerada pelas usinas solares deverá ser paga ao Consórcio Energia Livre ou à Cooperativa Energia Livre, conforme condições acordadas entre as partes na adesão da unidade consumidora.

E se o consumo for maior que a geração?

Se consumir mais kWh do que a energia alocada para sua unidade consumidora, você será cobrado(a) normalmente pela Cemig por esses kWh excedentes.

E se o consumo for menor que a geração?

Se você consumir menos kWh que a energia alocada para sua unidade consumidora, a diferença ficará como crédito na sua conta de luz, que poderá ser utilizado pela unidade consumidora para abater do consumo nos próximos 60 meses.

Suporte

Em casos de problemas com o fornecimento de energia, a quem devo me reportar?

A unidade consumidora continuará sendo atendida pela Cemig, que é a responsável técnica pela entrega da energia. Assim, quaisquer problemas relativos ao fornecimento e/ou à qualidade de energia deverão ser reportados diretamente à Cemig.

Meu contrato não chegou por e-mail

Será que foi para a sua caixa de SPAM ou lixo eletrônico? Se não encontrar o e-mail lá, nos avise através do e-mail apaebh@apaebh.org.br que vamos te ajudar.

Onde encontro em minha conta as informações relacionadas à Classe, Consumo Mensal e Valor do KW/H?

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