Com o surgimento dos recursos audiovisuais e a oportunidade de se registrar imagens, a sociedade passou a ter novas possibilidades de interpretações acerca das atividades desenvolvidas no cotidiano. Isto fez com que o nível de compreensão das expressões, comportamentos e atitudes do universo simbólico fosse aprofundado.

Assim, os grupos sociais passaram a se definir, construir sua identidade e modificar suas atitudes, utilizando as imagens para analisar e transmitir o que não pode ser imediatamente inteligível no plano linguístico. A possibilidade de observar e descrever uma situação torna a imagem mais fiel do que o texto, devido às especificidades de suas linguagens visual e gestual, elementos importantes que favorecem a percepção de como os significados e resultados são construídos, apreendidos e veiculados. Além disso, as imagens constituem uma forma de se conhecer melhor uma determinada pessoa e situação e permite o resgate da memória visual e sociocultural.

Neste contexto, a fotoetnografia é considerada um método de investigação importante que não se esgota numa finalidade estritamente descritiva, mas que reforça a idéia de que a utilização da imagem, além de contribuir para o registro de uma situação, possibilita o seu estudo e, consequentemente, a possibilidade de intervenção. Esta técnica, aplicada no Centro Dia da APAE de Belo Horizonte, consiste no desenvolvimento da observação sistemática e na descrição de situações e personagens, buscando as significações sobre o viver, o dia-a-dia e a melhor qualidade de vida de seus usuários.

Esse segmento de monitoramento e avaliação ressalta a importância da utilização dos recursos audiovisuais como mecanismos de apoio para a promoção do desenvolvimento humano e o aprofundamento da reflexão sobre os comportamentos apresentados pelos usuários da APAE de Belo Horizonte, permitindo novas intervenções, a criação de instrumentos inovadores e o alcance de resultados cada vez melhores.

Fonte: 

FOTOGRAMA IMAGENS. Emidio Luisi

Disponível em: http://www.fotogramaimagens.com.br/quemsomos/curriculo.htm, Acesso em: 26 Março 2007

Sanderléia Rodrigues – Gerente do Centro Dia