O Serviço de Proteção Especial Social para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, em Domicílio (SPEPDI), é executado pela APAE-BH em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.

O SPEPDI tem como usuários pessoas com deficiência e idosas com algum grau de dependência e suas famílias, que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos, comprometendo sua independência e o desenvolvimento da autonomia.

O cuidador social no SPEPDI deve preservar e ampliar a confiança dos usuários e seus familiares, bem como fortalecer os vínculos entre o usuário, o cuidador familiar e o cuidador social, promovendo a melhoria da autonomia e independência dos usuários e, consequentemente sua qualidade de vida. O cuidador deve estimular a independência do usuário, considerando sempre as questões emocionais, a história de vida e os sentimentos dessas pessoas.

Os cuidadores sociais realizam, nas residências, atividades de interesse dos usuários e atividades planejadas pela equipe técnica que acompanha o usuário e sua família. O papel do cuidador social da SPEPDI é fundamental no dia a dia dos assistidos, pois ele os auxilia nas atividades diárias, como banho, alimentação, locomoção, e os acompanha em atividades externas, tais como: passeios na praça, idas à igreja e centros de convivência, dentre outros. Estas atividades são de extrema importância, pois promovem a inclusão  desses usuários em ambientes que favorecem o convívio comunitário, evitando assim, o isolamento social.

Com o envelhecimento populacional e o aumento do número de pessoas com necessidade de cuidados especializados em nosso país, a atuação do cuidador social é cada vez mais necessária. Após inserção dos usuários no serviço, foram observadas melhoras significativas nos seguintes aspectos: maior autonomia, elevação da autoestima, restabelecimento e/ou fortalecimento de vínculos afetivos na família, redução do isolamento social e da sobrecarga de trabalho do cuidador familiar.

Os seguintes relatos comprovam o quanto este serviço tem sido significativo para algumas famílias:

Relato de um filho: “Desde o dia em que a cuidadora começou a atender meu pai foi de extrema importância. O trabalho que ela realiza é suficiente e eficiente para atender as prioridades dele. E, também, diminuiu minha sobrecarga e preocupações com o cuidado dele.”

Relato de uma filha: “Gostaria de agradecer toda a equipe, em especial à cuidadora social que acompanha meu pai, por tudo de bom que estão fazendo pelo bem-estar dele. Ele está muito satisfeito e feliz com elas. Cada uma das cuidadoras trata com muito carinho e amor. Obrigada por estar fazendo meu pai feliz. Deus abençoe você e toda equipe de amor.”

 

Agnes Dias Leitão, Chérlia Fátima Macedo da Silva e Meirivânia Silvestre
Supervisoras dos Cuidadores

Poliana Reis G. Soares
Gerente – SPEPDI

 

[vc_images_carousel images=”17165,17166,17167,17168″]