O Colégio Loyola é um grande parceiro da APAE-BH e, semestralmente, seus alunos realizam o Estágio Social, que tem o objetivo de promover a troca de experiências e de vivências inovadoras entre eles e os nossos usuários, durante as atividades desenvolvidas.

No primeiro semestre deste ano, tivemos a alegria de receber oito alunos do 9º ano do ensino fundamental que acompanharam os usuários nas atividades de slackline e Musicalização, nos Serviços “Trabalho Emprego e Renda” e “Centro Dia”. A troca de experiências entre todos os participantes do Estágio Social é enriquecedora, pois mostra que habilidades podem ser desenvolvidas com treinamento e que há sempre algo novo para aprender, independente de ser ou não uma pessoa com deficiência. A aluna do Loyola, Débora Patrus, diz: “A APAE é um projeto não somente incrível, mas que utiliza a criatividade para realmente fazer a diferença. Eu acho engraçado, algumas pessoas fazem trabalho voluntário pensando que vão ajudar ‘os outros’. Elas não reconhecem que, na realidade, são “os outros” que as ajudam. Quando eu pensava nos deficientes, antes de fazer esse trabalho voluntário, eu apenas os ‘olhava’, mas a APAE-BH fez com que eu os enxergasse”.

Para o Colégio Loyola, a proposta dos estágios reforça a formação integral dos alunos e estimula sua sensibilidade, responsabilidade social, solidariedade e comprometimento, conforme relata o aluno André Pastore: “Além de todo o aprendizado que adquirimos na convivência com eles, foi uma experiência fantástica.”

No dia 28 de junho foram finalizadas as atividades do primeiro semestre e, no segundo semestre receberemos mais um grupo de alunos para dar continuidade às atividades. Estamos certos de que esta parceria é um canal de promoção da inclusão social.

Elen Azevedo – Gerente de Defesa e Garantia de Direito e Apoio a Família [vc_images_carousel images=”15091,15092,15093,15094″ img_size=”medium”]