Através da Apae-BH, Grupo Aterpa realiza sonhos ao contratar 11 pessoas com deficiência

O sonho da grande maioria dos jovens é entrar no mercado de trabalho, exercer suas funções e alcançar sua independência financeira. Você sabia que muitas pessoas com deficiência também têm condições de realizar esse sonho? Elas só precisam que as empresas as enxerguem, valorizem e ofereçam oportunidades para que elas mostrem todo o seu potencial. Pensando nisso, o Grupo Aterpa, do ramo de engenharia em Belo Horizonte, entrou em contato com a Apae-BH para fazer uma parceria, visando a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio da metodologia de Emprego Apoiado.

No mês de outubro, o Sr. Tiago de Araújo Giarola, Coordenador do Departamento Pessoal do Grupo Aterpa, esteve na Apae-BH para conversar com a Sra. Izabella Paulino, Gerente do Serviço “Trabalho Emprego e Renda”, oferecido pela instituição. A empresa conheceu como é desenvolvido o trabalho pelo Emprego Apoiado na Apae-BH e foi iniciado o processo, com vagas abertas para o cargo de Auxiliar Administrativo, em diferentes áreas.

Em Novembro o Grupo Aterpa, através da Sra. Helen Esteves, Auxiliar de Recursos Humanos do Grupo Aterpa, iniciou as entrevistas de trabalho, junto com a Apae-BH, conciliando o perfil de que a empresa precisava com o perfil vocacional dos usuários da Apae-BH. O processo de seleção foi feito, respeitando os desejos dos atendidos.

Agora, em dezembro, o sonho se realizou: 11 usuários da Apae-BH, sendo oito de grupos operativos de primeiro emprego e três do banco de currículos da instituição, foram contratados pelo Grupo Aterpa e iniciaram suas atividades no escritório central da empresa, localizado no bairro Estoril.

Segundo Izabella, os colaboradores do Grupo foram muito receptivos e estão felizes e empolgados com a chegada dos novos contratados. “Quando fui à empresa para inseri-los e conhecer os gestores e padrinhos de área, os colaboradores já estavam numa expectativa imensa sobre quando os meninos iriam começar a trabalhar, como seria, etc.” Helen Esteves, comentou: “Todas as pessoas estão agradecendo por tê-los aqui e por poderem contar com eles. Eles alegram o nosso dia e nos dão apoio.”

De acordo com Izabella, durante todo o ano de 2018 foi feito um trabalho com as famílias, para que elas se sentissem empoderadas e confiassem nas habilidades e competências de seus filhos. “Como conseguimos lapidar as funções nos usuários, eles já estavam aptos para a contratação”, afirmou a Gerente do Serviço “Trabalho, Emprego e Renda”, da APAE-BH. E completou: “Estou muito emocionada, principalmente porque são poucas as organizações que dão oportunidades para as pessoas com deficiência intelectual. É muito bom quando vemos uma empresa que tem responsabilidade social, que quer realmente ajudar a colocá-las no mercado e apoiá-las o tempo todo.” Segundo a Gerente, empresas como o Grupo Aterpa são muito importantes, pois acreditam no potencial e nas capacidades produtivas dessas pessoas. “Isso é um ato muito bonito, pois não é só cumprir a cota para pessoas com deficiência, é dar a oportunidade de uma vida digna e isso é o mais importante”, afirma.

Os usuários e suas famílias estão contentes e agradecidos por terem tido esta oportunidade de trabalho. “Eles ficaram bastante eufóricos e estão se sentindo muito importantes”, afirmou Izabella. Participar de um processo de seleção e contratação numa empresa diferenciada faz com que esses usuários se sintam verdadeiramente parte da sociedade. “Vemos o brilho nos olhos deles quando chegamos à empresa. Eles não conseguem nem parar de sorrir”. De acordo com Izabella, a mãe de um dos contratados, enviou a ela uma mensagem emocionada, falando que nunca pensou que o filho fosse capaz de trabalhar. “Por mais que a gente fale, não conseguimos medir essa alegria que todos nós estamos sentindo”, completou Izabella.

Podemos ver toda essa satisfação nas palavras de Luciana Roas, mãe de Thamyres Roas. Ela contou que há 21 anos foi presenteada com um anjo e, mesmo sabendo que enfrentaria obstáculos, sempre carregou no coração a certeza de que um dia as vitórias chegariam. Segundo a mãe, o trabalho da Apae-BH foi de extrema importância para o desenvolvimento da filha. Agora, com Thamyres no mercado de trabalho, Luciana comemora: “Hoje ela está trabalhando, feliz e com sua autoestima elevada. O que eu deixo de conselho para todos os pais é que nunca duvidem da capacidade de seus filhos, pois apesar das barreiras serem grandes e incontáveis, a vitória uma hora chega.”

Tânia de Souza Cunha, mãe de Marlon Rodrigo Cunha, também é puro entusiasmo! “Gente, quando o Marlon chega em casa, fala o tempo todo da Aterpa. Ele está feliz e gostando muito de trabalhar.”

A satisfação e os agradecimentos dos familiares aos profissionais das equipes do Grupo Aterpa e da Apae-BH são unânimes. “Agradeço a toda a equipe da instituição, que tornou a caminhada possível e à empresa Aterpa, que abriu as suas portas para nos receber. Que Deus abençoe a todos vocês, para que continuem semeando esperança e transformando sonhos em realidade”, deseja Luciana Cayres, mãe de Daniel Cayres Schmidt.

A Apae-BH deseja sucesso aos 11 contratados e que trilhem um caminho de muitas alegrias e conquistas!

 

EMPREGO APOIADO

A utilização da metodologia de Emprego Apoiado aumenta as oportunidades de colocação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, superando as dificuldades, resistências e preconceitos e promovendo sua autonomia. Essa metodologia envolve ações de assessoria, orientação e acompanhamento personalizado e individualizado à pessoa com deficiência, realizadas dentro da empresa e considerando a função a ser exercida no trabalho, visando garantir a permanência e as mesmas condições de trabalho oferecidas às outras pessoas.

Esse serviço tem o objetivo de incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, garantindo-lhe igualdade de oportunidades e, a partir do conhecimento do trabalhador, propõe a construção de uma vaga que lhe seja atraente e vá ao encontro de seus interesses e de sua capacidade.

Com estratégias de capacitação em serviço e oferta dos apoios necessários à pessoa com deficiência para o exercício de suas funções no trabalho, chegou-se à conclusão de que com uma pessoa-apoio, para facilitar o processo de treinamento em serviço, deve-se inserir/treinar, em vez de treinar/inserir.

A Apae-BH acredita que, apoiando ações e oportunidades de inclusão, de acordo com os interesses, habilidades e necessidades individuais da pessoa com deficiência intelectual, o sucesso de sua inserção no mercado de trabalho aumenta sensivelmente.

 

GRUPO ATERPA

Em uma história de mais 60 anos de engenharia, o Grupo Aterpa visa oferecer a clientes e parceiros soluções construtivas diversificadas em áreas críticas da engenharia de infraestrutura – sejam demandas específicas ou empreendimentos de grande porte. O Grupo Aterpa reúne toda a engenharia necessária para a execução de obras de infraestrutura no setor público e privado, tanto em recursos humanos quanto em capacidade financeira, instalações, equipamentos e serviços.

 

Crédito: Assessoria de Comunicação Apae-BH

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?