Centro Dia
Para e Pelo Lazer
SERVIÇO PARA E PELO LAZER –
CENTRO DIA E GRUPOS ARTÍSTICOS
A APAE-BH oferece o serviço Para e Pelo Lazer em duas áreas: Centro Dia e Grupos
Artísticos. Este serviço tem suas ações voltadas à participação efetiva dos usuários na
sociedade e no âmbito familiar por meio de atividades de cultura, arte e lazer.
SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – CENTRO DIA
O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa com Deficiência Intelectual, Idosa e
suas famílias, ofertado no Centro Dia da Apae de Belo Horizonte, é um serviço de média
complexidade tipificado pela Política de Assistência Social. Ofertado às pessoas com
deficiência intelectual e múltipla/autismo que necessitam de apoios extensivos e
generalizados; ou seja, com maior nível de dependência e que necessitam do apoio
constante dos cuidadores/familiares, os usuários apresentam desproteção social, com
vivências de isolamento social, dificuldade de acesso às políticas públicas e fragilidade dos
vínculos existentes, seja ele, jovem, adulto ou em processo de envelhecimento.
O serviço é organizado em ambiências e oficinas específicas visando proporcionar aos
participantes vivências sociais, culturais e de lazer, além de desenvolver, através de
situações reais competências, habilidades e atitudes que promovem autonomia e
independência e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida e exercício da
cidadania. Realizadas de forma lúdica, criativa e educativa, favorecendo o entrosamento e a
troca de experiências dentro e fora da instituição.
São planejadas atividades nos espaços da instituição, comunidade e na sociedade
buscando o desenvolvimento do protagonismo. Todas as intervenções têm o propósito de
manter e/ou desenvolver as habilidades dos usuários, fortalecendo seu protagonismo e
reduzindo a exclusão social e ampliando as relações sociais.
PÚBLICO-ALVO
Jovens, adultos e pessoas em processo de envelhecimento com deficiência intelectual e/ou
múltipla/autismo a partir dos 18 anos de idade, que apresentam dependência do apoio de
cuidadores/familiares.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
O serviço funciona durante todo o ano de segunda a sexta-feira, das 08h00min às 11h30min
e das 13 às 17 horas.
METODOLOGIA
Como metodologia utilizamos a aprendizagem por reforço, repetição, observação e modelo
participativo. As atividades ofertadas são avaliadas através da averiguação da interação e
satisfação do usuário e de sua família. Bem como questionários de satisfação, relatórios e
reuniões presenciais.
ATIVIDADES REALIZADAS E INSTRUMENTAIS UTILIZADOS
- Acolhida e escuta dos usuários e familiares;
- Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais e com a rede
socioassistencial, para orientação e encaminhamento de usuários; - Articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos;
- Referência e contrarreferência para CRAS e CREAS;
- Elaboração de Plano Individual e/ou Familiar de acompanhamento e Estudo de caso;
- Orientação sociofamiliar;
- Estudo social, visitas domiciliares e diagnóstico
socioeconômico; - Orientações para obtenção da documentação pessoal e promoção do exercício da
cidadania; - Apoio à família na sua função protetiva;
- Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana;
- Avaliações, relatórios e registros em prontuários.
Grupos coletivos de convívio
-Ambiência Vivências
Ambiência Corpo e Movimento
São realizadas oficinas de interação e convivência (jogos rítmicos, interativos e esportivos,
música, capoeira, dança e atividades corporais de baixo impacto) que proporcionam
conhecimentos e aquisição de habilidades corporais, desenvolvimento do potencial
expressivo, cinestésico, criativo e artístico.
Ambiência Participação Social
As atividades das oficinas de mundo social e participação cidadã, tem o propósito de
estimular o desenvolvimento do protagonismo e o estímulo a participação social, buscando
posturas mais ativas, visão mais atenta e crítica perante a realidade. Bem como tomada de
decisões valorizando o conhecimento prévio, o desejo e o potencial de cada pessoa.
Identificando gostos e habilidades para o desenvolvimento de lideranças que representem
seus pares nos diversos espaços sociais.
Vivências socioculturais e de lazer
Buscam favorecer a interação e desenvolvimento global possibilitando a generalização do
aprendizado para outros ambientes, como a vida comunitária, sociocultural e de lazer. E
também contribuem para o sentimento de pertencimento no ambiente comunitário e na
sociedade.
GRUPOS ARTÍSTICOS
Criado pela APAE- BH em 2005, a Banda da Diversidade compõe os grupos: coral,
percussão, bateria, dança, teatro e artes visuais. Formados por cantores, músicos,
percussionistas, dançarinos, artistas e atores com deficiência intelectual/múltipla/autismo,
acima de 14 anos, que desenvolveram e aperfeiçoaram suas habilidades artísticas.
O principal objetivo dos grupos artísticos são a descoberta e desenvolvimento de habilidades
artísticas de acordo com as preferências de cada participante; melhor qualidade de vida
pessoal, familiar e comunitária e a participação social através da arte. As ações dos Grupos
Artísticos estimulam a descoberta e o desenvolvimento de habilidades artísticas, formação e
produção do conhecimento em música, dança, teatro e artes visuais. A proposta das aulas e
dos ensaios tem caráter educativo, criativo e artístico. As abordagens de ensino e
aprendizagem incluem observação, experimentação, criação, orientação e aconselhamento,
aulas teóricas e aulas práticas.
Os grupos tem reconhecimento artístico e cultural pelo repertório que inclui valorização da
cultura popular e local. Recebem convites para apresentações em diversos eventos da
cidade.
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