CER IV realiza a primeira entrega de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI)

O CER IV – Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira, em Contagem / MG, realizou nesta semana a primeira entrega de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). De acordo com Dayane Leal, fonoaudióloga e Gerente da Reabilitação Auditiva e Visual do CER IV, o aparelho é um dispositivo eletrônico, considerado uma tecnologia assistiva, que possui a função de captar e amplificar os sons do ambiente, ajudando as pessoas com deficiência auditiva a percebê-los.

A condução do som é feita da seguinte maneira: as ondas sonoras são captadas pelo microfone do AASI, os sons são amplificados, transmitidos ao receptor e encaminhados para o ouvido interno. Posteriormente, esses sons são transformados em impulsos que, por sua vez, são captados pelo cérebro, onde a informação auditiva será processada. A escolha do melhor modelo do AASI para o usuário é feita somente após avaliação e conclusão do diagnóstico audiológico, incluindo o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva.

A Portaria nº 589, de 8 de outubro de 2004, do Ministério da Saúde, permite a concessão gratuita do AASI e o atendimento integral a todas as pessoas com deficiência auditiva. Este atendimento inclui: diagnóstico, consultas, exames audiológicos, seleção, adaptação, concessão de AASI e terapia fonoaudiológica.

Dayane explica que para a conclusão do diagnóstico e definição da conduta mais adequada a cada caso, o CER IV conta com uma equipe multidisciplinar composta por otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista e assistente social. Para a concessão gratuita do AASI, o usuário precisa ser elegível, conforme a Portaria nº 587, de 07 de outubro de 2004, Anexo IV (diretrizes para o fornecimento de aparelhos de amplificação sonora individual).

O primeiro usuário a ser beneficiado foi o Sr. Geraldo Rosa da Silva, de 69 anos, que esteve no CER IV para receber o aparelho e fazer a adaptação. Há cerca de sete anos ele começou a perder a audição do ouvido esquerdo e hoje, segundo ele, escuta pouco. Sr. Geraldo conta, animado, que a sua adaptação ao AASI está indo muito bem. “Eu estava preocupado, com medo de não conseguir adaptar, mas estou me adaptando e agora escuto melhor. Está muito bom!” O usuário afirma que foi muito importante receber o AASI. “Antes eu não podia participar de reuniões e tinha que contar com a ajuda das pessoas, mas agora, usando o aparelho, estou bem mais feliz.”

A Gerente da Reabilitação Auditiva e Visual do CER IV está satisfeita em ver o trabalho gerando resultado: “Após um ano de planejamento para o início dos trabalhos no CER IV, ver sua concretização é muito gratificante. Tenho a sensação de dever cumprido e fico comovida quando vejo a alegria dos usuários ao conseguirem perceber os sons.” Segundo ela, “apresentar o mundo dos sons pela primeira vez, ou trazê-lo de volta para uma população que tanto necessita, é um trabalho muito emocionante.”

Aproximadamente 120 usuários serão beneficiados mensalmente com o AASI no CER IV de Contagem.

Crédito: Assessoria de Comunicação Apae-BH

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?