Na tarde do dia 11/06, a equipe do Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e Idosos e suas Famílias (SPEPDI), juntamente com a coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou, na Regional Norte, uma atividade coletiva para seus usuários e familiares, com o tema “Realidade Vivenciada e Possibilidades para pessoas com deficiência e idosos”.

O SPEPDI é um serviço de média complexidade, tipificado pela Política de Assistência Social, executado pela APAE-BH em parceria com a Diretoria de Proteção Especial da Subsecretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de Chamamento Público.

De forma bastante descontraída, os participantes se apresentaram e a equipe do serviço – assistente social, psicóloga, terapeutas ocupacionais, cuidadores sociais e supervisora dos cuidadores – os acolheu e falou sobre a importância da atividade e a satisfação de tê-los ali reunidos.

A abertura do encontro foi realizada pelo Grupo de Teatro Sementes, do Centro de Referência da Pessoa Idosa – CRPI, composto por idosos, que apresentou a cena rápida e humorística intitulada “7 malas”, retratando o tratamento e os cuidados dispensados aos idosos por seus familiares. Os integrantes do grupo teatral interagiram com os usuários e seus familiares, num ambiente alegre e descontraído.

Os presentes – usuários, familiares e equipe do Serviço – realizaram uma reflexão sobre a apresentação e trocaram ideias a respeito do envelhecimento e da importância dos cuidados para com a pessoa idosa e com deficiência. Os familiares aproveitaram para falar sobre a realidade que vivenciam e pontuaram a importância do SPEPDI em seus domicílios.

O encontro foi encerrado com um delicioso lanche.

Poliana Reis G. Soares
Gerente do Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e Idosos e suas Famílias da APAE-BH [vc_images_carousel images=”17037,17038″]