Autonomia significa competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e princípios( dicionário Aurélio).  Sendo assim, pensa-se que autonomia para pessoas com deficiência intelectual e múltipla são as atividades que lhes serão úteis ao longo da vida. Nesse sentido, o Centro Dia da APAE-BH oferece cursos de capacitação aos instrutores para que eles possam intervir nas atividades funcionais dos usuários, levando em conta suas individualidades e vontades.

Muitas vezes, a autonomia começa em atividades diárias, aparentemente comuns, mas para uma pessoa com deficiência intelectual e múltipla conseguir servir o próprio prato, comer sozinho, usar o micro-ondas são progressos significativos. Por isso, a importância de confiar que eles podem ser capazes e de ensinar. Afinal, como diz a Doutora Maryse Suplino, tudo depende de a gente ensinar. Pode-se observar claramente a ampliação da autonomia dos usuários do Centro Dia, quando ensinados e disponibilizado o tempo necessário para que possam responder as perguntas, comandos, olhares, gestos e expressar suas vontades. Dessa forma, são fundamentais a escuta e a crença nas potencialidades de cada usuário. O que não se pode fazer é ignorar suas escolhas e desejos e as formas de comunicação que utilizam para serem entendidos.

Um bom instrutor tem o cuidado de facilitar a aprendizagem funcional, aumentando a autonomia dos usuários, de forma que se sintam positivos em relação a si mesmos,  elevando sua autoestima e aumentando sua motivação e independência e consequentemente promovendo a qualidade de vida.

Suelen Gomes Santos
Educadora Social do Serviço Centro Dia da APAE-BH. [vc_images_carousel images=”16996,16995,16994″ img_size=”medium”]