CER IV de Contagem, administrado pela APAE-BH, promove capacitação e confraternização de novos colaboradores

Ontem, 05/08, o serviço de reabilitação CER IV da Apae de Belo Horizonte recebeu 26 novos colaboradores que passam a integrar a equipe e prepararam uma capacitação e confraternização para recebe-los. Atualmente, o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira conta com um total de 70 colaboradores. 

Na parte da manhã, o evento contou com a presença de pessoas relevantes dentro do Movimento Apaeano, como o Deputado Federal Eduardo Barbosa, superintendente voluntário da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, do Dr. Sérgio Sampaio Bezerra, superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE Darci Barbosa, e da presidente da APAE-BH,  Judith Monteiro. 

Em sua fala, Judith deu as boas-vindas aos novos colaboradores e esclareceu que, mesmo estando lotados no CER IV de Contagem, eles fazem parte do corpo de profissionais da APAE-BH e que é muito importante o seu engajamento nas questões que envolvem a pessoa com deficiência, bem como a qualidade dos atendimentos oferecidos pelo CER IV. 

A Gestora de Saúde do CER IV de Contagem, Daniela Teodoro, apresentou a estrutura organizacional, os objetivos e a missão a serem cumpridos, bem como o caminho a ser percorrido pelos interessados para receberem atendimentos neste equipamento de saúde. 

O Deputado Federal Eduardo Barbosa contou a história do Movimento Apaeano, desde a fundação da primeira APAE do país, na cidade do Rio de Janeiro, até os dias de hoje, quando contamos com mais de 2.500 no Brasil. Ele falou sobre a criação da Federação Nacional e das Federações Estaduais e sobre a luta e os diversos obstáculos superados para termos leis que garantem direitos às pessoas com deficiência. O deputado enfatizou a necessidade de continuar lutando contra a discriminação e o preconceito que ainda existem, e a favor da construção de uma sociedade mais solidária e justa para todos. 

O Dr. Sérgio Sampaio Bezerra abordou o tema “O olhar sobre o sujeito com deficiência” de forma muito dinâmica e levantou questões que enfatizam a importância de os profissionais adotarem uma visão biopsicossocial sobre o indivíduo ao qual prestará atendimento. Apesar da escassez de informações e pesquisas sobre as pessoas com deficiência no Brasil, ele apresentou alguns dados de grande relevância e, depois, pediu aos presentes que fizessem suas colocações, relatassem experiências e levantassem dúvidas. A participação foi grande e alguns dos profissionais contaram histórias reais que corroboraram suas colocações. 

Em seguida, a Gerente de Reabilitação Física e da Oficina Ortopédica, Aline Oliveira, fez uma dinâmica de apresentação envolvendo todos os colaboradores presentes, num momento de descontração. 

Na parte da tarde, os gerentes das diversas áreas do CER IV – Auditiva, Física, Intelectual, Motora e Visual – falaram sobre suas áreas específicas e fizeram várias atividades a fim de promover a integração dos novos colaboradores com os antigos. 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?