A APAE de Belo Horizonte realizou na manhã desta sexta-feira, 21/12, uma festa de Natal para os 50 moradores e mães sociais de suas oito Casas Lares. Ao som de muita música, eles dançaram, comemoraram e se divertiram na quadra da instituição.

Alina Braga, Gerente do Serviço de Acolhimento Institucional – Casa Lar de Belo Horizonte, estava muito feliz ao ver todos os moradores reunidos em um momento tão especial. Com casas localizadas nos bairros Santa Tereza e Barreiro, é nesta data que todos têm a oportunidade de se encontrar. “É muito prazeroso e importante, pois neste dia todos os 50 estão juntos. É o momento que os “irmãos” se confraternizam e trocam afeto. No Natal nós os reunimos para proporcionar esse momento de alegria e união”, comentou Alina.

A expectativa era grande para conhecer as atrações da festa. Logo no início, o Coletivo Adayeba fez uma apresentação de dança afro contemporânea. Os membros do grupo, Richard Willian Pereira de Souza e Jarbas Mateus de Souza Antunes, mostraram a sua arte e, em seguida, convidaram os moradores das Casas Lares e os colaboradores da APAE-BH para fazerem uma roda e dançarem com eles. Foi um momento de descontração, em que as pessoas tentavam imitar os movimentos dos artistas. Richard comentou sobre a sensação de participar do evento: “ficamos muito felizes pelo convite. Eu nunca tinha me apresentado para pessoas com deficiência e foi uma ótima experiência, porque eu vi que eles interagiram e dançaram junto com a gente”. Jarbas afirmou que para ele foi muito gratificante estar na instituição e completou: “a dança não tem limite, idade, corpo, cor. E hoje eu vi isso.”

A segunda atração trouxe magia e encantamento aos moradores. Luciene Cláudia de Oliveira, professora e contadora de histórias que inclusive já trabalhou na APAE-BH, contou a história da festa no céu, da qual o sapo queria participar, mas não conseguia por não saber voar. Tirando bichinhos de pelúcia de um grande baú, Luciene foi construindo a história à medida que as pessoas iam interagindo. Foi lindo de se ver! “Para mim foi um momento maravilhoso, pois é muito bom trazer essa diversão para os moradores. Gostei muito do convite e espero estar aqui nos próximos anos para comemorar com eles”, afirmou Luciene. Em seguida, todos saborearam um delicioso lanche.

Mas o momento mais aguardado ainda estava por vir: a chegada do Papai Noel. Sob muita expectativa, sorrisos e aplausos, o bom velhinho apareceu e distribuiu presentes e abraços. Muitos moradores se emocionaram, ao verem que os pedidos que fizeram nas cartas foram atendidos. Isso foi possível, graças aos colaboradores do Grupo Prosegur, parceiro da APAE-BH, que doaram os presentes. Alguns dos colaboradores da empresa estiveram na festa e se emocionaram com a alegria dos moradores.

Um dos voluntários do Grupo Prosegur contou que a ideia de receber os pedidos dos moradores partiu da Fundación Prosegur, área responsável pela parte social na empresa. Segundo ele, a organização quis apadrinhar as cartas para, nesse momento de Natal e solidariedade, contribuir com as pessoas que residem nas Casas Lares. “Vários funcionários, de diversos setores, foram envolvidos para comprarmos os presentes pedidos”, comentou. Sorrindo, ele ainda afirmou que foi de grande importância participar da festa de Natal. “Para nós, esta parceria é muito significante.”

Com os presentes nas mãos, os moradores esbanjavam sorrisos. Maria dos Anjos de Oliveira comentou que achou a festa maravilhosa. “Adorei! Fiquei muito feliz. Ganhei duas camisetas e alguns pares de meia”, contou entusiasmada. Já Maria da Conceição Pires dos Santos, agradeceu: “Eu gostei muito, principalmente por as pessoas terem doado os presentes para nós. Foi muito importante e eu estou feliz demais.” Sobre a parte que ela mais gostou do evento? “De tudo! Não tenho nada do que reclamar”, afirmou Conceição, que ganhou vestido, bolsa e maquiagens.

O Papai Noel disse que foi uma experiência maravilhosa estar na APAE-BH, trazendo alegria para os moradores das Casas Lares. “O Papai Noel vai guardar esse momento no coração, com muita felicidade”, comentou. A mensagem do bom velhinho neste final de ano? “Um feliz Natal e um ano novo repleto de realizações. Felicidade a todos!”

A APAE-BH agradece aos colaboradores do Grupo Prosegur e a todos que colaboraram para a realização dessa festa e deseja a todos um Feliz Natal!

 

Crédito: Assessoria de Comunicação APAE-BH [vc_images_carousel images=”15938,15939,15940,15941,15942,15943,15944,15945″ img_size=”medium”]