Tendo como premissa que toda pessoa que trabalha num serviço sociocultural é um educador, os profissionais do Centro Dia Para e Pelo Lazer da APAE de Belo Horizonte podem ser considerados, além de instrutores e oficineiros, também educadores.

Esses profissionais são qualificados e estão aptos a promover o desenvolvimento dos usuários por meio de atividades culturais, educacionais, sociais, artísticas e de lazer.  Eles têm competência para intervir, refletir, avaliar e despertar o potencial dos usuários, contribuindo para o aumento da autoestima, autoconfiança e, sobretudo, ajudando-os a  exercerem a cidadania com maior independência e autonomia. Neste trabalho, também, é imprescindível a participação das famílias e de profissionais de outras áreas.

Junto com as famílias, os educadores e a equipe clínica da APAE-BH, os profissionais do Centro Dia adotam intervenções inovadoras para operar melhorias na vida da pessoa com deficiência intelectual, promovendo convivência em espaços públicos, intervindo nos espaços sociais e  estimulando o desenvolvimento de suas capacidades e competências.

Por tudo isso, eles são, também, educadores.

Suelen Gomes Santos
Instrutora da APAE-BH

 

 

[vc_images_carousel images=”15434,15435,15436,15437″ img_size=”medium”]