Em português, cuidar denota atenção, cautela, desvelo, zelo. Assume ainda características de sinônimo de palavras como imaginar, meditar, empregar atenção ou prevenir-se. Porém representa mais que um momento de atenção. É na realidade uma atitude de preocupação, ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o ser cuidado (REMEN, 1993; BOFF, 1999; WALDOW, 1998; SILVA et al., 2001).

O cuidado, por sua própria natureza, possui dois significados que se inter-relacionam por ser uma atitude de atenção e solicitude para com o outro, ao mesmo tem po em que representa preocupação e inquietação, pois o cuidador se sente envolvido afetivamente e ligado ao outro.

Nesse sentido, o Programa Casa Lar foi transformado em um local de trabalho agradável e acolhedor, com funcionários capacitados e motivados, pois é sabido que o ambiente interfere diretamente no comportamento dos usuários.

Foram criadas estratégias para valorizar os funcionários e melhorar o trabalho em grupo, tais como:

  •   Comemoração de datas festivas (Dia das Mães, Páscoa, Natal, aniversários), com presentes;
  •   Permissão da presença dos filhos dos funcionários em eventos, como passeios, festas, entre outros;
  •   Destaque do funcionário do mês no Informativo Casa Lar;
  •   Reforço verbal e com registro no caderno de profissionais, das ações dos funcionários que refletiram positivamente nos usuários;
  •   Capacitações periódicas, proporcionando momentos de aprendizagem e reflexão;

Dessa forma, a rotatividade de funcionários diminuiu e a harmonia no ambiente das Casas Lares aumentou significativamente. Este é o papel do projeto “Cuidar de Quem Cuida”: ajudar os funcionários a cuidar da pessoa com deficiência, promovendo a saúde e o bem-estar de ambos.

Alina Cyntia  – Gerente do Programa Casa Lar

[vc_images_carousel images=”11483,11482″ img_size=”medium”]