PROJETO PAPO 10: Articulação entre a Assistência Social e a Saúde



Considerando que a missão institucional da APAE-BH é “ressignificar a vida das pessoas com deficiência intelectual por meio de ações integradas e de defesa de direitos, como caminho de transformação de vida” e a visão é “ser uma instituição notável em assistência social, saúde e educação para pessoas com deficiência, com gestão inovadora e sustentável”, a área de assistência social da entidade está promovendo rodas de conversas, denominadas “PAPO 10”, junto às famílias dos usuários da Clínica Intervir, da APAE-BH, que aguardam o atendimento de seus filhos.

Este projeto tem como objetivo investir na construção do planejamento estratégico institucional para obter mais qualidade e resultados cada vez mais positivos, além de abrir a possibilidade de participação das famílias dos usuários da Clínica Intervir , para que possam conhecer o setor da assistência social, as atividades promovidas pela instituição, bem como reconhecer os direitos e deveres dos usuários e de seus familiares.

Para que possa atingir o público alvo, as rodas de conversa foram nomeadas como “PAPO 10“,  numa referência ao tempo ser de 10 minutos. Essas ações são realizadas uma vez por semana em dias e horários distintos. Após a breve conversa, as mães, pais e/ou acompanhantes dos usuários que tenham dúvidas sobre a temática abordada, agendam atendimento individualizado com a assistente social para esclarecer e  sanar suas dúvidas. As estagiárias do Curso de Serviço Social das Faculdades UNINTER e Unihorizontes dão apoio e suporte para a execução do Projeto.

O primeiro tema trabalhado com as famílias  foi “Apresentação do setor”, incluindo a apresentação da assistente social e das estagiárias e divulgação de algumas atividades de assistência social promovidas pela APAE-BH.

Das três rodas de conversa “PAPO 10” ocorridas até o momento, tivemos a participação de vinte pais, mães e/ou responsáveis, que receberam orientações sobre benefícios,  acesso a serviços, além de uma rica  troca de experiências entre as famílias.

O Projeto será avaliado pela equipe de assistência social após o término da segunda etapa cujo tema será: “Renovação do CAD ÚNICO e Benefício de Prestação Continuada (BPC)” que visam à melhoria das ações e articulações.

 

Ellen Maia Boncompagni

Assistente Social da Apae-BH

 

Referências:

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS. Missão, Visão e Valores. Disponível em: <https://apaebh.org.br/historia/>. Acesso em: 20 fev. 2019

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?