De 11 de maio de 2018 a 5 de julho de 2019, foi realizado na Clínica Intervir da APAE-BH o Ambulatório em Psiquiatria Infantil, por meio da parceria estabelecida entre a equipe do curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência e a faculdade UNIFACVEST. Este trabalho foi coordenado pelo Dr. Walter Camargos e Dr. Mário Clebes, com atendimentos dos usuários internos ou externos à APAE-BH, indicados pelos médicos.

O curso – teoria e prática ambulatorial – foi ministrado para seis alunos em Belo Horizonte, com atendimentos mensais realizados em duplas e coordenados pelo Dr. Walter Camargos.

Os familiares e usuários contemplados usufruíram de um atendimento de alta qualidade, sendo realizadas no mesmo dia a consulta, avaliação, indicação, revisão e ou adequação da medicação, discussão entre os profissionais médicos, retorno e orientação à família. Após os atendimentos, a equipe médica participava da reunião com a equipe mutidisciplinar da Clínica Intervir, para discussões sobre os casos atendidos, troca de conhecimentos e avaliação dos resultados obtidos com as condutas médicas. Após fechamento de diagnósticos e encaminhamentos, as estratégias na reabilitação eram reavaliadas e se necessário alteradas.

É importante considerar também que a partir da definição dos diagnósticos, as famílias tiveram acesso a vários direitos constituídos nas políticas públicas.

Na avaliação de encerramento do curso, a equipe de reabilitação da APAE-BH, considerou esta uma oportunidade ímpar de discussão e diagnóstico, que contribuiu para um novo olhar para pessoa com deficiência e esclarecimentos sobre sintomas e interações medicamentosas, de forma acessível para o entendimento de todos. Enfim, foi uma oferta de atendimentos especializados que as famílias teriam dificuldades em acessar na rede pública.

Na avaliação da equipe médica, o Ambulatório foi um aprendizado que acrescentou muito ao conteúdo científico, e o acolhimento das famílias permitiu o conhecimento da sua história de vida; além de ouvir e entender o idioma de outras especialidades, indo além da prática ambulatorial, o que é um dos objetivos do curso. Nesta parceria buscou-se facilitar o trabalho da reabilitação, estimulando habilidades e minimizando episódios de agitação ou desorganização, bem como reduzir o desgaste das famílias nos cuidados diários com os filhos, através da intervenção da equipe médica, enfatizando a importância da multidisciplinaridade.  Assim, a APAE-BH foi o exercício, a prática, a informação que não se tem no consultório, com acolhimento muito bom de toda a equipe.

Com esta parceria, a APAE-BH contribuiu para que os usuários e suas famílias tivessem acesso a um atendimento de qualidade e buscassem seus direitos. Quanto aos profissionais, eles agregaram conhecimentos e revisaram sua prática, tanto na clínica médica, quanto na reabilitação. Assim, quando toda a equipe multidisciplinar troca saberes, discute os casos e o melhor tratamento para cada usuário,  tratamento e resultados se tornam mais efetivos, criando uma relação de confiança entre os usuários e suas famílias e os profissionais.

Nº de usuários atendidos: 60, sendo 36 internos e 24 externos.

Retornos: 38

Avaliações Diagnósticas: 29

 

Lêda Fioravante Diniz
Gerente de Promoção da Saúde APAE-BH