“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”
Albert Einstein

Na APAE-BH, o Serviço de Trabalho, Emprego e Renda (TER) tem a finalidade de estimular as pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas habilidades sociais e comportamentais necessárias ao ambiente organizacional, gerando oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho.

Os usuários são divididos em quatro grupos operativos de primeiro emprego (Padaria, Sorveteria, Atendimento ao Público e Informática) onde lhes são oferecidas experiências diversas por meio de atividades práticas e complementares, abordando habilidades e atitudes laborais que ajudam a PCDI a definir seus interesses e desenvolver suas capacidades. Nesses grupos operativos, os usuários recebem o apoio dos técnicos nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

O papel da fonoaudiologia nesse trabalho é adequar e potencializar as qualidades dos usuários com o desenvolvimento de estratégias terapêuticas a partir da análise da demanda de cada indivíduo, por meio de avaliação clínica simples. O acompanhamento ocorre em grupos com atividades variadas tais como: jogos, treino da escrita, exercícios articulatórios, desenvolvimento de diálogos e observação dos usuários em seu setor de trabalho, favorecendo a melhora da comunicação expressiva, receptiva, compreensão de comandos, habilidades executivas, raciocínio lógico e treino de sistema monetário.

Também é estimulado o desenvolvimento da escrita e leitura, com as intervenções necessárias nas alterações miofuncionais, buscando desenvolver habilidades de trabalho em equipe, rotinas, atenção, planejamento e interação, discutindo e criando estratégias em conjunto com a equipe multidisciplinar.

Desta maneira, o indivíduo recebe o auxílio de que precisa para seu desenvolvimento global, bem como da sua autonomia, independência e igualdade de oportunidades na sociedade e na busca pelo emprego.

Juliana Alves Teixeira – Fonoaudióloga
Izabella Paulino – Gerente Trabalho, Emprego e Renda