Voluntários participam de curso de capacitação na APAEBH

Recentemente, Guilherme Melo, Arthur Martinez e Vinicius Lopes, voluntários e idealizadores do Projeto Pontes Invisíveis – fonte de desenvolvimento e inclusão social na educação especial –,se uniram a Meire Silvestre, instrutora do Centro Dia – Para e Pelo Lazer, da APAE-BH, e ao professor de educação física da instituição, Paulo Roberto do Vale, para participarem do curso de especialização de Slackline, que teve aulas práticas e teóricas durante dois dias.

Para o atleta e professor de Slackline Vinicius Cauhy, o principal objetivo do curso é corrigir os erros e aperfeiçoar as técnicas. “Estou aqui para acrescentar conhecimentos  sobre esse esporte e sou muito grato por essa oportunidade”, disse o professor Cauhy.

A instrutora da APAE-BH, Meire Silvestre, afirmou: “Tive a oportunidade de vivenciar outro esporte e trabalhar aspectos importantes como autonomia, autoestima e concentração. Andar em cima dessa corda é um desafio. Jamais me imaginei andando numa corda dessa. Vou poder aplicar alguns conceitos no meu dia a dia e principalmente aqui dentro da APAE-BH.

Slackline 

O Slackline é um esporte de equilíbrio executado sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras. Esta modalidade esportiva surgiu em meados dos anos 1980, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. O Slackline (linha folgada) também é conhecido como corda bamba e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses. Porém, sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. Com apenas uma catraca de tensão e uma fita de 15 metros de comprimento e 5 cm de largura, sua montagem é fácil e não precisa de nenhum equipamento adicional.*

Benefícios

O Slackline trabalha tanto o corpo quanto a mente e é um ótimo exercício físico que fortalece todos os músculos do corpo, principalmente os membros inferiores e a região abdominal. Como usa uma fita elástica, não provoca impacto nas articulações, como ocorre em outros esportes como a corrida e evita ferimentos e lesões.

Os benefícios desse esporte vão muito além do aspecto físico, pois trabalha atributos psicológicos, principalmente o equilíbrio e concentração. Fazer Slackline requer alto nível de disciplina e o que se aprende na fita deve ser levado a outras atividades da vida, vivendo sempre em busca do equilíbrio saudável. Neste sentido, o Slackline é uma lição para a vida: desenvolve a paciência e a capacidade de superar dificuldades.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Slackline *

[vc_images_carousel images=”13503,13501,13500,13495,13493″ img_size=”medium”]