Promoção da Saúde
“Sua missão primordial é ressignificar vivências das pessoas com deficiência por meio de ações integradas e de defesa de direitos, como caminho de transformação de vida”.
Possui como objetivo promover a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e de sua família, de forma continuada, por meio de serviços, programas e projetos nas áreas de assistência social, educação, saúde com vistas à redução de impedimentos e barreiras que dificultem a inclusão social, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade.
A Clínica Intervir, mantida pela APAE-BH, funciona em imóvel próprio localizado na Rua Grafito, 15, bairro Santa Tereza, CEP 31010-120, em Belo Horizonte, e oferece atendimentos de habilitação e reabilitação pediátrica e neuropediátrica nas áreas de fisioterapia motora e respiratória, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, neurologia como apoio à equipe de reabilitação e assistência social.
A fim de proporcionar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla/autismo, atenção integral à saúde e promoção da qualidade de vida, a Clínica Intervir oferece atendimentos personalizados em neuropediatria, individual ou em grupo, inovação tecnológica e reabilitação em diversos contextos da vida do usuário. As atividades visam estimular a capacidade funcional e o desempenho humano dos usuários, contribuindo para sua inclusão social e prevenindo agravos que determinam o surgimento de novas deficiências.
Dentro desta perspectiva, a instituição tem investido na aquisição de novos equipamentos a fim de permitir o acesso de seus usuários a vivências e aprendizados que talvez não tivessem devido à deficiência na função e/ou na estrutura do corpo.
A Clínica Intervir adota uma visão biopsicossocial da pessoa com deficiência e, para tanto, com o objetivo de atender às suas necessidades específicas, baseia-se na família e na integração da equipe, o que permite estabelecer um programa de reabilitação mais eficiente.
A equipe é altamente capacitada em fisiologia musculoesquelética, biomecânica e funcionalidade. Além disso, os resultados alcançados nesse processo são avaliados junto aos usuários e familiares através de aplicação de protocolos específicos, desenvolvendo o plano terapêutico que atenda a demanda da família e da criança.