Serviço de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Auditiva

Deficiência Auditiva

Deficiência Auditiva

Independentemente do seu ciclo de vida (infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento), os usuários com queixa ou suspeita de deficiência auditiva são avaliados por uma equipe multiprofissional composta por otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.

O processo de habilitação/reabilitação auditiva abrange as seguintes dimensões:
• avaliação otorrinolaringológica
• diagnóstico audiológico;
• consultas;
• exames audiológicos;
• seleção, adaptação e concessão do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e do Sistema de Frequência Modulada Pessoal (Sistema FM) quando há indicação;
• encaminhamento para a cirurgia de implante coclear e para a cirurgia de prótese auditiva ancorada no osso, quando houver indicação;
• terapia fonoaudiológica individual ou em grupo;
• psicoterapia.

Exames audiológicos realizados

Audiometria Tonal Limiar: teste subjetivo que avalia o grau, tipo e configuração da perda auditiva.

Logoaudiometria: pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.

Imitanciometria: fornece informações objetivas sobre a integridade funcional das estruturas da orelha média, bem como do reflexo acústico..

Audiometria Comportamental: avalia a audição de crianças com até dois anos de idade, utilizando instrumentos musicais com diversas intensidades e sons da fala.

Audiometria com Reforço Visual: avalia a audição de crianças com idade entre seis meses e três anos de idade e é realizado em cabina acústica com fones de ouvido ou vibrador ósseo e painel luminoso com brinquedos.

Audiometria Tonal Limiar Condicionada: avalia a audição de crianças com idade de três anos ou mais, podendo também ser utilizado para avaliar usuários com outras alterações associadas (déficit intelectual, déficit de atenção, dificuldade de colaborar, entre outros) e que precisam de um reforço positivo às respostas apresentadas. Este exame é realizado em cabina acústica com fones de ouvido e vibrador ósseo, utilizando brinquedos, como os de encaixe, para que a criança responda aos estímulos apresentados.

Exames Audiológicos

Emissões Otoacústicas: é um exame objetivo, não invasivo, que fornece dados sobre a funcionalidade das células ciliadas externas localizadas na cóclea (órgão da audição).

Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico: é um exame objetivo que avalia a atividade neuroelétrica na via auditiva, da região do nervo auditivo até o córtex cerebral.

Audiometria em Campo Livre: tem o objetivo de identificar a menor intensidade sonora que o usuário é capaz de detectar com e sem o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).

Pesquisa do ganho de inserção: é uma medida eletroacústica realizada com e sem o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e utiliza um microfone-sonda que registra o nível de pressão sonora no Meato Acústico Externo.

Artigos

Deficiência Auditiva