CER IV

CER IV- Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira

O CER IV – Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira, em Contagem/ MG, oferece serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências, com profissionais altamente capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos modernos.

Todo o trabalho realizado no CER IV de Contagem tem como base a perspectiva biopsicossocial* do sujeito. Essa perspectiva engloba uma visão sistêmica* e contextualizada e exige avaliação multifatorial do indivíduo, como suas incapacidades, seu comportamento em relação a elas e os contextos social, familiar e cultural.

O CER IV oferece atendimento individual, em grupo e acompanhamento às famílias, com abordagem transdisciplinar e conta com profissionais das especialidades de Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras.

No local funciona, ainda, a Oficina Ortopédica que oferece os serviços de dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM). As OPMs são importantes ferramentas utilizadas no processo terapêutico, contribuindo fundamentalmente para a superação de barreiras.

No CER IV o usuário é submetido a uma avaliação multiprofissional, alicerçada nos conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF e nos conhecimentos específicos dos diferentes profissionais da equipe. Após a avaliação, é elaborado o Projeto Terapêutico Singular (PTS), contendo estratégias de ações para habilitação e reabilitação, estabelecidas a partir das necessidades singulares de cada indivíduo, considerando fatores clínicos, emocionais, ambientais e sociais, bem como o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade.

Através da parceria estabelecida com a prefeitura de Contagem, a Apae-BH administra o CER IV e a Oficina Ortopédica que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde. Esta administração é devida à expertise da instituição nas áreas de habilitação/reabilitação para as pessoas com deficiências.

Biopsicossocial – Referente a fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Visão sistêmica – Consiste na visão geral, do todo.

Como receber atendimento no CER IV de Contagem:

Ações:

 O trabalho social com a família da pessoa com deficiência acolhe todos os membros e busca ampliar as possibilidades de desenvolvimento no contexto familiar, de acordo com suas especificidades, fortalecendo as relações internas e com a sociedade.

O foco do trabalho está na utilização de estratégias voltadas ao fortalecimento das potencialidades e redução das vulnerabilidades dos familiares em relação à pessoa com deficiência no contexto social, direcionando suas ações para o alcance de determinado objetivo.

O trabalho é realizado em grupos familiares, considerando todas as especificidades de cada deficiência nos diferentes estágios da vida: infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. A metodologia utilizada considera as estratégias da Rede Mineira das Apaes em seu trabalho social realizado com as famílias.

Entendemos que apoiando ações e valendo-se das oportunidades de inclusão em conformidade com os interesses, habilidades e necessidades individuais da pessoa com deficiência, a possibilidade de sucesso na sua inserção no mercado de trabalho aumenta sensivelmente.

O serviço de inserção no mercado de trabalho existente no CER IV realiza atividades voltadas para a colocação da pessoa com deficiência em algum tipo de atividade laboral, sempre condizente com o potencial, condições físicas e aspirações dessa pessoa e, também, com a disponibilidade de vagas existentes no mercado. Esse serviço utiliza a metodologia de Emprego Apoiado.

Essa metodologia surgiu há mais de 30 anos, nos Estados Unidos, como uma tecnologia social criada para promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. As ações do Emprego Apoiado envolvem assessoria, orientação e acompanhamento personalizado e individualizado da pessoa com deficiência, realizadas dentro da empresa e considerando a função exercida por ela no trabalho, de forma a garantir sua permanência no emprego nas mesmas condições de trabalho oferecidas às outras pessoas. Desta forma, a pessoa com deficiência é inserida/treinada, em vez de treinada/inserida, tendo alguém como apoio para facilitar o processo de treinamento em serviço.

Modalidades atendidas 

Contato: 

Tel: (31) 3356-6909

Email: gestao.cer@apaebh.org.br

©2019 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?