CER IV

Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira

CER IV

O CER IV – Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira, localizado em Contagem/MG, oferece serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências, com profissionais altamente capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos modernos.

Todo o trabalho realizado no CER IV de Contagem tem como base a perspectiva biopsicossocial* do sujeito. Essa perspectiva engloba uma visão sistêmica* e contextualizada e exige avaliação multifatorial do indivíduo, como suas incapacidades, seu comportamento em relação a elas e os contextos social, familiar e cultural.

O CER IV oferece atendimento individual, em grupo e acompanhamento às famílias, com abordagem trans-disciplinar e conta com profissionais das especialidades de Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras.

No CER IV funciona a Oficina Ortopédica, que oferece os serviços de dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM). As OPMs são importantes ferramentas utilizadas no processo terapêutico, contribuindo fundamentalmente para a superação de barreiras.

No CER IV o usuário é submetido a uma avaliação multiprofissional, alicerçada nos conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF e nos conhecimentos específicos dos diferentes profissionais da equipe. Após a avaliação, é elaborado o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que contém estratégias de ações para habilitação e reabilitação, estabelecidas a partir das necessidades singulares de cada indivíduo, considerando fatores clínicos, emocionais, ambientais e sociais, bem como o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade.

Através da parceria estabelecida com a prefeitura de Contagem, a APAE-BH administra o CER IV e a Oficina Ortopédica que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde. Essa administração é devida à expertise da instituição nas áreas de habilitação/reabilitação para as pessoas com deficiências.

* Biopsicossocial – Referente a fatores biológicos, psicológicos e sociais.
* Visão sistêmica – Consiste na visão geral, do todo.

Atendimento

Para atendimento na CER IV é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.

Saiba quais são os passos:

CER IV
1 - Centro de Saúde

Ir ao Centro de Saúde ao qual o interessado pertence (UBS – Unidade Básica de Saúde).

2 - Encaminhamento

Após o interessado passar pela UBS, sua documentação será enviada para a Junta Reguladora e, posteriormente, encaminhada ao CER IV.

3 - Atendimento

Recebendo a documentação, funcionários do CER IV ligarão para o usuário/família para agendar a data e o horário do atendimento.

Contato

Tel: (31) 3356-6909

Email: gestao.cer@apaebh.org.br

Endereço: Av. José dos Santos Diniz, 880/800 – Europa, Contagem – MG, 32044-353

Como Chegar

CER-IV

Ações

​O trabalho social com a família da pessoa com deficiência acolhe todos os membros e busca ampliar as possibilidades de desenvolvimento no contexto familiar, de acordo com suas especificidades, fortalecendo as relações internas e com a sociedade.

O foco do trabalho está na utilização de estratégias voltadas ao fortalecimento das potencialidades e redução das vulnerabilidades dos familiares em relação à pessoa com deficiência no contexto social, direcionando suas ações para o alcance de determinado objetivo.

O trabalho é realizado em grupos familiares, considerando todas as especificidades de cada deficiência nos diferentes estágios da vida: infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. A metodologia utilizada considera as estratégias da Rede Mineira das APAEs em seu trabalho social realizado com as famílias.

Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

Inclusão Da Pessoa Com Deficiência No Mercado De Trabalho

Entendemos que apoiando ações e valendo-se das oportunidades de inclusão em conformidade com os interesses, habilidades e necessidades individuais da pessoa com deficiência, a possibilidade de sucesso na sua inserção no mercado de trabalho aumenta sensivelmente.

O serviço de inserção no mercado de trabalho existente no CER IV realiza atividades voltadas para a colocação da pessoa com deficiência em algum tipo de atividade laboral, sempre condizente com o potencial, condições físicas e aspirações dessa pessoa e, também, com a disponibilidade de vagas existentes no mercado. Esse serviço utiliza a metodologia de Emprego Apoiado.

Essa metodologia surgiu há mais de 30 anos, nos Estados Unidos, como uma tecnologia social criada para promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. As ações do Emprego Apoiado envolvem assessoria, orientação e acompanhamento personalizado e individualizado da pessoa com deficiência, realizadas dentro da empresa e considerando a função exercida por ela no trabalho, de forma a garantir sua permanência no emprego nas mesmas condições de trabalho oferecidas às outras pessoas. Desta forma, a pessoa com deficiência é inserida/treinada, em vez de treinada/inserida, tendo alguém como apoio para facilitar o processo de treinamento em serviço.

Artigos

Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Intelectual e Deficiência Visual