O grupo Articular é realizado pelas especialidades de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.

A proposta do grupo é fornecer orientações para os usuários e seus familiares sobre a deficiência auditiva, o processo de aceitação, o uso e manuseio do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), popularmente conhecido como aparelho auditivo, e orientações sobre os benefícios sociais

Trabalho com usuários que utilizam AASIS – Modalidade Auditiva CER-IV

Durante os encontros promovidos o grupo desenvolve atividades pelas quais os usuários e suas famílias trabalham a interação através da arte, rodas de conversa e dinâmicas, por meio de oficinas realizadas no espaço do Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV/APAE-BH.

Durante o encontro é possível identificar e trabalhar as potencialidades e dificuldades dos usuários e seus familiares, promovendo assim, um espaço para trocas de experiências, acolhimento e escuta.

Nesses encontros, é possível identificar as peculiaridades da dinâmica familiar. sendo um dos objetivos específicos promover discussões relacionadas aos cuidados e necessidades da Pessoa com Deficiência e suas famílias.

Assim, através da troca de experiências, e por meio de práticas realizadas por oficinas, é possível melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, conquistar autonomia e socialização do público alvo.

Nas oficinas Durante o grupo são utilizados instrumentos que possibilitam é possível identificar as potencialidades e dificuldades do usuário e da família, promovendo o espaço para trocas de experiências, onde os participantes desenvolvem as habilidades, além de receberem orientações para continuidade das atividades em casa.

Por: Ingrid Lilian de Freitas Gonçalves, Psicóloga, Joyce Moreira Marcelino, Assistente Social, Dayane Leal, Gerente da Reabilitação Auditiva.