Assistência Social

Defesa dos Direitos
e Apoio à Família

Defesa dos Direitos e Apoio à Família

Este setor é responsável pela integralidade das ações desenvolvidas com as famílias e usuários de todos os serviços da instituição.

O setor é organizado por dois eixos, sendo um com ações de defesa de direitos e o outro com ações socioassistenciais intersetoriais.

O objetivo principal deste setor é a efetivação dos direitos socioassistenciais, com vistas a construir a percepção de direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais e articulação com órgãos públicos de defesa de direitos dirigidos ao público da política de assistência social.

Defesa de Direitos

Defesa de Direitos tem como foco o acesso à justiça e à educação cidadã para as famílias e usuários da APAE-BH, visando apresentar de forma clara e acessível os direitos que cercam a pessoa com deficiência e suas famílias.

Autogestão e Autodefesa

O programa de Autogestão e Autodefesa, tem como principal objetivo fomentar a formação continuada da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, para cidadania, fortalecimento de sua autonomia e capacidade de buscar recursos fora do sistema familiar para defesa dos seus direitos, conquistando liderança, iniciativa, facilidade de elaborar e expressar ideias, promovendo a melhoria das relações interpessoais.

Visa estimular habilidades sociais e comportamentais, auxiliando na compreensão das atitudes e habilidades, identificação das potencialidades, descobertas e defesa do “eu” enquanto sujeito de deveres e direitos, desenvolvendo assim seus interesses e superando suas limitações perante a sociedade.

Oportuniza atividades que os usuários desenvolvam suas habilidades e adquiram novos repertórios a partir de vivências coletivas, atividades práticas, debates, visitas guiadas e atividades corporais.

Como acessar: Ligar para (31)3489-6930 e solicitar acolhimento com a assistente social. A depender de vaga.

Programa de Autogestão e Autodefesa

Agência Jurídica

Atendimentos jurídicos

A Agência Jurídica atua na defesa da pessoa com deficiência e de seus familiares perante os órgãos públicos, privados, e sociedade em geral.

A Gerência de Defesa de Direitos e Apoio a Família oferece o atendimento jurídico para as famílias dos usuários, contribuindo para a busca efetiva dos direitos e de soluções de conflitos, fortalecendo a cidadania e a inclusão social.

Como acessar: As famílias atendidas na APAE, devem buscar o serviço social do setor frequentado pelo usuário com a demanda de orientação jurídica para agendamento.

Ciclo de Debates

Proposta de capacitação continuada que aprofunda as discussões sobre as políticas públicas e outros temas de interesse do público-alvo por meio de debates, esclarecimentos e troca de experiências, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a deficiência dos filhos e de seu processo de desenvolvimento, bem como sobre políticas públicas.

Como acessar: Familiares atendidos na APAE podem participar sem agendamento prévio.

Participação em Conselhos

A representatividade é um fator importante para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Em várias atividades, os familiares, responsáveis e usuários são incentivados a participar de espaços de discussão e decisão. O mesmo trabalho é realizado com os autodefensores, que aprendem os direitos e deveres da pessoa com deficiência, e legislações correlatas, visando à sua efetivação.

Permanente incentivo das famílias e usuários a participarem dos espaços de discussão de defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Ações socioassistenciais e apoio à família

O objetivo é fortalecer os vínculos familiares e a autonomia da família, na busca da superação da vulnerabilidade e promoção da qualidade de vida.

Roda de conversa

Roda de Conversa

Esta atividade permite identificar as demandas e potencialidades dentro da perspectiva familiar, rompendo com o atendimento segmentado. Trabalham-se as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas pelo usuário e por sua família, contribuindo para sua proteção de forma integral, fortalecendo a matricialidade sociofamiliar no âmbito da política de assistência social.

Os temas trabalhados contribuem para melhorar a qualidade de vida da família e promover informações, discussões e empoderamento.

Como acessar: Familiares atendidos na APAE podem participar semanalmente, sem agendamento prévio.

Economia criativa

A ideia da Economia Criativa na APAE-BH é incluir processos, ideias e pessoas. Empoderar as famílias a usar a criatividade para a criação de novos produtos, crescimento pessoal e geração de renda, assim conseguimos potencializar as famílias atendidas, transformando criatividade em oportunidade.

A Economia Criativa busca desenvolver atividades que promovem a aprendizagem de diversas técnicas de artesanato, desenvolvendo a criatividade e habilidades específicas, permitindo o aumento da renda familiar. São desenvolvidas, também, atividades de empreendedorismo e de aperfeiçoamento da qualidade e acabamento na confecção dos produtos, bem como no cálculo dos preços.

Contamos com uma sala de artesanato com boa infraestrutura, máquinas de costura e recebemos doações de materiais que podem ser usados pelas artesãs.

Como acessar: As famílias têm livre acesso à sala de artesanato e a utilizam para pequenos consertos e confeccionar suas próprias peças que foram vendidas nas feiras e participar de capacitações ofertadas (a depender de vaga).

Economia Criativa

Atendimento / Orientação psicossocial

São atendimentos breves e pontuais que, em essência, buscam auxiliar as famílias no enfrentamento das dificuldades emocionais e sociais que impactam na vida pessoal e familiar.

O Serviço Social orienta as famílias quanto aos benefícios que os usuários atendidos pela APAE-BH têm direito, para melhoria da qualidade de vida.

A Psicologia realiza atendimento individual para acolhimento da demanda e encaminhamento para à rede intersetorial caso necessário e também realiza atendimentos coletivos, em grupos terapêuticos.

Como acessar: As famílias têm livre acesso à sala de artesanato e a utilizam para pequenos consertos e confeccionar suas próprias peças que foram vendidas nas feiras e participar de capacitações ofertadas (a depender de vaga).

Artigos

Assistência Social