A APAE-BH visa à  qualidade de vida dos seus usuários e familiares e para isso, tem fortalecido as parcerias que asseguram a promoção e a inserção do acesso à cultura e ao lazer. É com muita alegria e satisfação que pela terceira vez consecutiva  a instituição consegue proporcionar a participação social das famílias e usuários na Campanha de Popularização do Teatro e  Dança, por meio do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – Sinparc.

Após o lançamento da 45ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança, as famílias foram informadas sobre a disponibilização dos vouchers a serem  trocados por um par de ingressos, que garantem as  entradas nos espetáculos . A escolha da peça fica a critério das famílias e dos usuários, o que possibilita a autodeterminação, autonomia e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Para os profissionais vinculados à Gerência de Defesa e Garantia de Direitos e Apoio à Família, essa parceria é muito gratificante. “As famílias aguardam ansiosas pela entrega dos vouchers para assistir aos espetáculos  e o retorno dado  por elas  é sempre muito  positivo, afirmou Michelle Moreira, assistente social da APAE BH.

Para a senhora Ludmila Henrique da Costa, mãe da usuária Laura Cristina da Costa, atendida pela Escola Oficina Sofia Antipoff,  essa parceria é como um incentivo. “É o momento de  nos sentirmos abraçados e incluídos em uma sociedade que ainda é muito falha em informações sobre as diversas formas de deficiência física ou intelectual. O sentimento que fica é que de alguma forma tudo que nos faz parecer tão distantes do que é “normal” está se dissipando. Na arte a inclusão se torna real”, afirmou.

A senhora Solange de Almeida Godinho, mãe do usuário Luis Gustavo de Almeida Godinho, atendido pelo programa Trabalho Emprego e Renda,  comentou: “Acho essa parceria muito importante,  pois é através dela que  nós, pessoas de baixa renda e familiares de pessoa com deficiência, tivemos a oportunidade de levar  entretenimento   aos nossos filhos.  O teatro liberta a nossa imaginação e não há nada melhor do que ver e sonhar junto com nossos filhos. Obrigada pela parceria.”

O relato apresentado pela senhora Vanessa Cristiane F. dos Santos, mãe do usuário Matheus Alexandre Fonseca de Brito, usuário matriculado na Escola Oficina Sofia Antipoff, traz mais um sentimento de gratidão assim como todas as famílias participantes dessa parceria: “Agradeço  à Campanha de Popularização do Teatro e  Dança por ter dado a oportunidade da APAE-BH participar do projeto, inserindo nossos filhos com deficiência intelectual.  Isso dá  a eles a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre teatro e dança. É muito importante a sociedade saber aceitar, respeitar e entender nossos filhos. Eles  podem e devem fazer parte de campanhas como essa, para se sentirem cada vez mais inseridos.”

Por fim, a Senhora Lúcia Bellico, irmã e responsável pelo usuário Lindson Bellico, inserido no programa Educação ao Longo da Vida,  assim como as demais famílias tem o sentimento de gratidão pela parceria, conforme pode ser visto pelo depoimento dado por ela: “A 45ª Campanha de Popularização do Teatro e  Dança tem proporcionado à pessoa com deficiência e seus familiares momentos únicos de inclusão, diversão e socialização. A  cada espetáculo um momento diferente e a  autoestima sempre falando mais alto. Isso é possível por meio da interação dos atores com a plateia, que tornam esse um momento de muita alegria e descontração, sempre solícitos ao tirem fotos conosco ao final de cada peça ou dança e pela oportunidade das pessoas com deficiência  ocuparem espaços como o teatro, afim de serem respeitados. Esse momento também vem aproximar os familiares, que passam a ter a oportunidade de estarem juntos  nos espetáculos, socializando, descontraindo e a cada momento vendo o crescimento do seu familiar.”

Agradecemos ao Sinparc pela oportunidade e parceria. Nosso objetivo é  fortalecer e favorecer as famílias para ocuparem os espaços a elas ofertados. Ao longo desse ano desejamos proporcionar momentos como esses com mais frequência.

Michelle Talita Moreira – Assistente Social [vc_images_carousel images=”16445,16441,16444,16442,16443″ img_size=”medium”]