Dançar é uma forma de expressão individual, algo extremamente importante para pessoas com deficiência que, muitas vezes, não conseguem se comunicar através da fala e usam a dança para expressar pensamentos e atitudes das mais simples até as mais complexas.
Dançar também gera vários benefícios físicos, orgânicos e psicológicos, como a melhora da resistência física, o aumento da flexibilidade, a definição do tônus muscular, o aumento da criatividade, a melhora da autoestima e autoconfiança, além de auxiliar no combate à ansiedade, adquirir mais consciência sobre o próprio corpo e proporcionar um bem-estar físico e emocional.
Por ser, na maioria das vezes, praticada como uma atividade em grupo, a dança também estimula a socialização e a comunicação. Estar em contato com outras pessoas sempre ajuda a aprender, a lidar com as diferenças, permitir e estimular a integração entre pessoas com e sem deficiência.
Gerar essa possibilidade de troca e expressão faz da dança uma verdadeira terapia que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e limitações.
Glaydson Eustáquio
Educador Social do Centro Dia da APAE-BH
Bom dia, minha filha tem 23 anos e não faz nenhuma atividade. Só ficamos em casa. Estou em um quadro depressivo e isso tem afetado ela. É uma jovem com necessidades especiais intelectual. Não consegue alfabetizar nem falar normalmente. Mas é mto inteligente , anda e entende as coisas. Ama música e dança, gostaria de saber se consigo coloca-lá na dança aí na Apae