Grupo Articular: Trabalho com os usuários da modalidade auditiva que utilizam Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e respectivas famílias

O grupo Articular é um trabalho em equipe realizado com os usuários da modalidade auditiva e seus familiares. A proposta do grupo é orientar os usuários que utilizam Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), popularmente conhecido como aparelho auditivo, em relação às dificuldades encontradas ao manusear e cuidar do aparelho auditivo. Para a realização das atividades, o grupo conta com o trabalho de uma psicóloga e uma assistente social, além da participação da família.

Durante os encontros promovidos o grupo desenvolve atividades pelas quais os usuários e suas famílias trabalham a interação através da arte, rodas de conversa e dinâmicas, por meio de oficinas realizadas no espaço do Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV/APAE-BH.

As demandas apresentadas pelos usuários e seus familiares são trabalhadas nos encontros, tendo como principal objetivo promover um espaço de acolhimento e escuta. Nesses encontros, é possível identificar as peculiaridades da dinâmica familiar, sendo um dos objetivos específicos promover discussões relacionadas aos cuidados e necessidades da Pessoa com Deficiência e suas famílias. Assim, através da troca de experiências, e por meio de práticas realizadas por oficinas, é possível melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, conquistar autonomia e socialização do público alvo.

Nas oficinas são utilizados instrumentos que possibilitam identificar as potencialidades e dificuldades do usuário e da família, promovendo o espaço para trocas de experiências, onde os participantes desenvolvem as habilidades, além de receberem orientações para continuidade das atividades em casa.

Desta forma, o grupo tem como proposta dar continuidade aos encontros como forma de realizar novas atividades temáticas que por ventura possam surgir durante os encontros realizados, não fugindo do objetivo principal do mesmo que é acolher os usuários e respectivas famílias, além de desenvolver um trabalho social.

Por: Ingrid Lilian de Freitas Gonçalves, Psicóloga, e Joyce Moreira Marcelino, Assistente Social