O Programa Trabalho, Emprego e Renda, da APAE-BH, tem a finalidade de proporcionar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla conhecimentos básicos sobre o mundo do trabalho, estimulando suas habilidades e atitudes laborais e buscando oportunidades de inserção no mercado de trabalho competitivo por meio da metodologia do Emprego Apoiado.

Na última sexta-feira, 02/03, em parceria com a Agência Jurídica da APAE-BH, o Programa promoveu o “Encontro de Vivência”, visando ao fortalecimento e qualificação dos pais e responsáveis pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pela instituição. É um trabalho de conscientização sobre a deficiência de seus filhos, fornecendo elementos essenciais para a garantia e defesa de seus direitos. Além disso, há uma proveitosa troca de experiências e esclarecimentos  sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Este “Encontro de Vivência” contou com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego – MTe de Minas Gerais, para tratar de um assunto que é alvo de inúmeras dúvidas entre as pessoas com deficiência e suas famílias: “BPC – Benefício de Prestação Continuada e Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho – Possibilidade ou não de perder o benefício”.

A Dra. Lailah Vilela, auditora fiscal do MTe e médica do trabalho, proferiu a palestra e informou que os paradigmas em relação às pessoas com deficiência foram significativamente modificados com a assinatura da Convenção da ONU pelo Brasil em 2009, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo – Decreto nº 6.949, de 2009.

A APAE-BH acredita que ações como esta favorecem a atuação mais responsável dos cidadãos no que se refere às demandas do cotidiano.

Para se inteirar do assunto, acompanhe nossas matérias. Postaremos na próxima semana o bate papo com a Dra. Lailah.

 

 

FONTE: Agência Jurídica da APAE-BH [vc_images_carousel images=”14363,14362,14361,14360,14358,14357,14356,14355″ img_size=”medium”]