O teatro pode ser definido como um lugar destinado à apresentação de obras dramáticas, musicais, de comédia e que desperta sentimentos variados no público presente. Também, pode ser considerado um ambiente que proporciona a inclusão social, possibilitando novas experiências.
Visando essa inclusão, o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – (SINPARC), formalizou parceria com a APAE-BH e outras instituições que atendem pessoas com deficiência, disponibilizando vouchers para os espetáculos da 44º Campanha de Popularização do Teatro e da dança – Vem para Campanha, que aconteceu entre os meses de janeiro e março.
Os usuários da instituição e seus familiares puderam escolher entre os 132 espetáculos, disponíveis na grade de programação da campanha, levando em conta a idade, preferência, disponibilidade e acessibilidade do local. Para trocarem o voucher pelo ingresso bastava comparecer ao SINPARC com a cortesia e a troca era realizada.
A Gestão de Assistência Social da APAE-BH, busca parceiros para viabilizar a inclusão social e fortalecer a garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. “As pessoas pensam na acessibilidade apenas como barreiras físicas, e quando uma campanha tão esperada pela população apresenta uma possibilidade de inclusão social é uma grande oportunidade. Não existe a inclusão sem a participação”, ressaltou Mayra Camilo, Gestora Assistência Social da APAE-BH.
Para que os familiares dos usuários soubessem da importância da Campanha, foi realizado um trabalho de divulgação com peças publicitárias em todos os programas da instituição. Foi realizado também um monitoramento, no qual as famílias encaminharam fotos registrando sua participação. “A ida ao teatro possibilita muito mais do que a inclusão social, é a oportunidade que as pessoas com deficiências e suas famílias têm de ocupar espaços sociais, que vão além do convívio familiar”, finalizou Mayra.
Pensando na verdadeira inclusão sociocultural, algumas peças ofereceram acessibilidade física, visual e auditiva para os públicos infantil e adulto. Para Rômulo Duque, presidente do Sinparc, a Campanha é uma oportunidade única para vivenciar a cultura de forma acessível, e afirma: “Nosso intuito foi proporcionar ao público momentos nos quais eles se emocionassem com as peças. O teatro é uma experiência insubstituível e toca a sensibilidade do público. Enquanto existir sentimento, haverá pessoas querendo se conectar com os outros por meio da arte”.
Laura Beleza, que articulou a ação por meio da Associação mais Acessível, considera muito importante a participação das instituições que atendem a pessoas com deficiência e não mediu esforços para que a parceria fosse um sucesso.
Alguns relatos demonstram o quanto a Campanha foi importante e motivou os usuários da APAE-BH e seus familiares:
“Já fui ao teatro duas vezes e é muito divertido. Eu gostei de ver os bichos, as risadas. Tinha muita gente lá”, disse Dalva Maria do Carmo, moradora da Casa Lar Milionários.
“Foi a primeira vez que eu fui ao Teatro. Achei tudo lindo, divertido e colorido. Se eu puder, quero ir mais vezes”, disse Lúcia Oliveira, moradora da Casa Lar Milionários.
Adriana Mara da Silva, mãe da usuária Fernanda Caldeira Souza,explicou: “Então, gostei muito da iniciativa. Isso que é a verdadeira inclusão, dar oportunidade e acessibilidade para as pessoas com deficiência à cultura. Esperamos que isto sirva de exemplo para outros. Obrigada! Que venha a 45ª Campanha do Teatro e da Dança. Eu adorei ir ao teatro e gostei muito das peças”.
“Eu e meu filho nunca tínhamos ido ao teatro e achei maravilhoso. Gostaria de ir novamente. As pessoas nos receberam de braços abertos. Queremos mais.”, enfatizou Solange Almeida de Souza Godinho, mãe de Luiz Almeida de Souza Godinho. E ele completou: “Eu também gostei muito e já quero voltar”.
“Ótima parceria. Oportunizou às pessoas atendidas pela APAE e seus familiares um lazer saudável, um momento único, inclusivo. Divertir, sair da rotina, rir, tudo foi muito bom. Encontrar a família apaeana fora da APAE, foi muito importante. Inclusão é tudo! Gostamos muito. Agradecemos a oportunidade de participar desta campanha. E que venham outras.”, destacou Lúcia Bellico, irmã do usuário Lidson J. Bellico, que destacou: “Foi muito bom. Ri muito. Gostei de tirar foto com os atores e conhecer outros teatros”.
[vc_images_carousel images=”14398,14399,14400,14401,14402,14403″]