Na manhã de ontem, 28/03, foi realizada no salão do Centro de Apoio Comunitário – CAC da Regional do Barreiro, pela equipe do Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e Idosos e suas Famílias (SPEPDI), uma atividade coletiva com o tema “Permita-se ser ajudado”, com os usuários do serviço daquela Regional e seus familiares.

O SPEPDI é um serviço de média complexidade, tipificado pela Política de Assistência Social, executado pela APAE-BH em parceria com a Diretoria de Proteção Especial da Subsecretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte desde novembro de 2018. A origem dessa parceria se deu por meio de um Chamamento Público.

Em momento descontraído, todos os presentes se apresentaram e a equipe do serviço falou sobre a importância e satisfação da atividade. Os usuários e seus familiares dialogaram sobre o envelhecimento, as dificuldades de acesso a atividades de lazer e a importância das atividades realizadas fora do seu domicílio, de acordo com o interesse de cada um.

Alguns usuários não puderam comparecer, mas seus familiares participar do encontro, pois os cuidadores do serviço ficaram em suas residências cuidando desses usuários.

A usuária N. M., idosa atendida pelo serviço, disse: “Este foi o melhor passeio da minha vida, gostei de tudo que passou”. A idosa, V. relatou que gostou muito e que tinha anos que não saí de casa. V. B., outra usuária, disse que gosta da cuidadora do serviço e que ela está ajudando bastante.

O encontro foi finalizado com a promessa de que outros momentos como este serão realizados para proporcionar a troca de experiências e o diálogo, pois um dos objetivos do SPEPDI é o desenvolvimento de ações que favoreçam o convívio familiar e comunitário a fim de evitar o isolamento social. Assim, eventos como este são essenciais.

Poliana Reis G. Soares
Gerente do Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e Idosos e suas Famílias, da APAE-BH

[vc_gallery images=”16658,16659″]