A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece  há anos durante o período de 21 a 28 de agosto e tem o objetivo de promover debates e levar a sociedade a refletir sobre o dever da igualdade e inclusão em relação a pessoas com deficiência. Com base no tema “Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas”, a Semana Nacional reafirma, no contexto do Movimento APAEano, a importância da participação da família durante toda a vida de seus filhos com deficiência.

APAE de Belo Horizonte, que atende cerca de 700 pessoas com deficiência intelectual e tem atuação relevante nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Trabalho Emprego e Renda, sempre voltada para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência e de suas famílias, preparou diversas atividades que englobam todos os setores da entidade.

Dentro da programação, haverá uma passeata pelas ruas do bairro Santa Tereza, formatura da Escola de Autodefensores, Oficinas Interativas de Capoeira e Percussão, Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Show de Talentos e outras atividades.