No mês de novembro acontece a campanha do Novembro Azul, voltada para a conscientização e o alerta para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata, doença que afeta a população masculina.

Além do mês voltado para a causa, também existe o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro, a data visa despertar o cuidado com a saúde, algo não unânime entre os homens, visto que de acordo com dados do Programa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, a taxa de homens que vão ao médico é bem menor quando comparado às mulheres.

Saiba mais: Homem aumenta ida ao médico, mas a mulher ainda cuida mais da saúde

Mas o que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

E quais são os sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Saiba mais sobre o tema em: 17/11 – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata / Novembro Azul

Confira um vídeo produzido por Luana, médica clínica do Setor de Ostomia do CER-IV/APAE BH, sobre o combate ao Câncer de Próstata: Combate ao Câncer de Próstata: Saiba a importância

Apesar do mês de novembro e a campanha do Novembro Azul serem conhecidos por alertar e conscientizar sobre o Câncer de Próstata, o mês também é voltado à conscientização de outra doença: O Diabetes.

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença crônica no qual o corpo não produz insulina ou não consegue emprega-la adequadamente. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas cuja função é a manutenção do metabolismo da glicose.

A doença possui o tipo 1 (destruição das células produtoras de insulina), o tipo 2 (resistência à insulina e de deficiência na sua secreção), o diabetes gestacional (diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação) e outros tipos que podem ser influenciados por outras causas como fatores genéticos, por exemplo.

Saiba mais sobre a doença, seus tipos e sintomas: “Acesso aos Cuidados – se não agora, quando?”: 14/11 – Dia Mundial e Nacional do Diabetes

Também no dia 14/11 é comemorado do Dia Mundial e Nacional do Diabetes, data comemorada desde 1991 como homenagem ao aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.

Veja o post no instagram da APAE BH sobre a data: Dia Mundial do Diabetes – 14/11

Neste mês de campanhas tão importantes, a mensagem que fica para a população é sobre cuidar da saúde, portanto, vá ao médico, faça exames de rotina, cuide do seu corpo e sua mente, tenha uma alimentação saudável e faça atividades físicas.

Lembre-se, a prevenção é o caminho!

Confira outras notícias em nosso site, acesse: Notícias APAE BH 

Não se esqueça de acompanhar tudo em nossas redes sociais.
Acesse: Instagram APAE BH – Facebook APAE BH