Roda de Conversa – Parceria APAE-BH e a Faculdade Newton Paiva

A APAEBH recebeu nesta quinta-feira (20/04), através da parceria com a Faculdade Newton Paiva, as alunas do 5° período de Odontologia para a Roda de Conversa com as mães de usuários da entidade. O objetivo foi informar e promover a saúde bucal, visando à prevenção de problemas e à mudança de hábitos no que se refere à higiene bucal. Em formato de bate-papo, as mães esclareceram suas dúvidas, aprenderam um pouco mais sobre alguns problemas causados pela má higiene bucal, como a gengivite, o tártaro e a periodontite, e a fazer uma escovação correta. Ao final da palestra, as estudantes distribuíram brindes para as mães presentes.

Durante a apresentação, as universitárias falaram sobre a importância da higienização bucal nos bebês e nas pessoas com a idade avançada. Para se ter uma boca saudável é preciso escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, com creme dental com flúor e sempre que possível usar o fio dental, principalmente depois das refeições. Foi apresentada também a técnica de escovação Bass Modificada.

Essa técnica é recomendada para a maioria dos pacientes e consiste na remoção efetiva da placa, principalmente em nível gengival. Para colocá-la em prática é preciso pressionar a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressionando suavemente e realizando movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.*

Segundo a estudante Isabela Ferreira, a técnica de Bass Modificada é a mais indicada e usada. “Além de escovar todos os dentes não podemos esquecer da língua. Uma das principais causas de mal hálito é a falta de escovação e limpeza da língua”, afirma a estudante.

Para Mariquita Martins, mãe do usuário Iago Martins, as Rodas de Conversas são importantes e sempre abordam assuntos variados, trazendo aprendizado, prevenção e novos conhecimentos, além da enriquecedora troca de experiências. “Eu achei que eu escovava meus dentes direito, mas percebi que eu estava fazendo tudo errado. Aprendi a escová-los da maneira correta e aprendi também a fazer a escovação de maneira certa no meu filho”, disse Mariquita.

As Rodas de Conversa fazem parte do Programa Autogestão Autodefesa e Família, que busca informar e capacitar às famílias para que se tornem autônomas e independentes na luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual.

* http://profissaodentista.com/2013/08/04/tecnicas-de-escovacao/

As alunas:

Gabriela Ferreira, Daiana Leandro, Ana Luisa Gomes, Isabella Ferreira, Bruna Carvalho e Poliana Resende. [vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”9938″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”link_image”] [vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”9936″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”link_image”] [vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”9937″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”link_image”] [vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”9939″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”link_image”] [vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”9941″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”link_image”]