Convivendo e valorizando a diversidade – Inserção no mercado de trabalho

Entre as várias atividades desenvolvidas pela APAE-BH, a Gerência de Assistência Social, juntamente com a Agência Jurídica, promove o “Ciclo de Debates”, que tem como objetivo primordial o fortalecimento e a qualificação dos pais e responsáveis por pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pela instituição, conscientizando-as sobre a deficiência do filho e a realidade que os cerca, fornecendo elementos essenciais para a defesa de seus direitos.

Neste mês de abril, o “Ciclo de Debates” contou com a parceira do Ministério do Trabalho e Emprego – MTe de Minas Gerais, para tratar assuntos que são alvos de inúmeras dúvidas entre as pessoas com deficiência e suas famílias: BPC – Benefício de Prestação Continuada, Aposentadoria Especial da Pessoa com Deficiência, a possibilidade de inserção no mercado de trabalho do cuidador face à possibilidade da perda do benefício, além da Lei Brasileira de Inclusão – LBI

A palestra foi proferida pela Dra. Lailah Vilela, auditora fiscal do MTe e médica do trabalho, que informou que as mudanças de paradigmas em relação às pessoas com deficiência foram significativamente modificadas com a assinatura da Convenção da ONU pelo Brasil em 2009, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo – Decreto nº 6.949, de 2009.

Ainda segundo Dra. Lailah “a deficiência está na sociedade, que não dá condições de igualdade a todos, e não na pessoa em si”, tendo como uma das principais barreiras, a atitudinal, que se manifesta, por exemplo, através da discriminação, seja ela por ação ou por omissão.

Os temas abordados foram recebidos com entusiasmo pelos cerca de 50 pais e responsáveis, que participaram ativamente do debate, expondo dúvidas e compartilhando suas experiências.

Atualmente, o Movimento APAEano, congrega mais de duas mil filiadas prestadoras de serviços para cerca de 250.000 pessoas com deficiência. É o maior movimento social do mundo em sua área de atuação.

AAPAE-BH acredita que ações como esta favorecem a atuação mais responsável dos cidadãos no que se refere às demandas do cotidiano.

[vc_single_image image=”9761″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”link_image”]