No início do ano passado, milhões de planos incríveis estavam sendo feitos para envolver e incentivar o grupo de artesãs da APAE BH, que é formado por mães, irmãs e avós de usuários que usavam o tempo em que ficavam na APAE durante o atendimento de seus entes tão queridos para produzirem artesanato.

A ideia era criar um grupo de artesãs coeso, ativo, criativo e independente financeiramente para que essas mulheres fortalecessem ainda mais sua autonomia e, consequentemente, sua autoestima.

Mas aí veio essa pandemia tão louca e acabou por separar fisicamente um grupo tão rico e tão produtivo. A tecnologia (que às vezes ainda nos deixa na mão) acabou por suprir um papel importantíssimo na união desse grupo tão forte. Por meio da Gerência de Defesa de Direitos e Apoio à Família, da Assistência Social da APAE BH, a ‘Economia Criativa’ vem mantendo unida e, acima de tudo, fortalecendo cada uma dessas mulheres com suporte em momentos absolutamente necessários. Muitas, elas sabem que podem contar umas com as outras, incondicionalmente.

E para fortalecer ainda mais esse vínculo, a ‘Economia Criativa’ programou para 2021 uma série de palestras para falar da pessoa e da mulher antes mesmo de falar da mãe, do familiar, da artesã e da empreendedora, explica Danilo Barcessat, responsável direto pelo grupo. “Queremos que elas se descubram enquanto mulher, que fortaleçam sua autoestima para, então, conquistarem tudo o que elas quiserem”, diz.

A primeira palestra do ano, “Identidade e Empreendedorismo”, aconteceu esta semana e foi ministrada por Peter Amicuchi, Gestor de Pessoas, que falou para elas sobre a importância do autocuidado, da descoberta da própria identidade.

“Foi maravilhoso. Mexeu demais com a gente, com a nossa história, com as fases de nossa vida. A gente se identificou com todas as situações que ele propôs e fortaleceu demais a nossa autoestima”, avalia Adriana Mara(vilhosa), artesã e integrante do grupo ‘Mulheres Fortes’. “Não foi uma palestra, foi um momento importante de intimidade. Parabéns para ele e para o nosso grupo. Obrigada, Danilo e Elen, por se dedicarem à gente”.

-> Novas palestras acontecerão para tornar este grupo de artesãs, “Mulheres Fortes”, cada vez mais protagonistas e mais empreendedoras.

©2021 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:
Share This

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?