Alunos da PUC se preparam para ser educadores da APAE BHApós o sucesso do ano passado, a Escola Oficina Sofia Antipoff, por meio da Diretora Pedagógica da Apae Belo Horizonte, Lucianna Gontijo, e da professora de extensão do curso de Engenharia Química da PUC Minas Claudete Botaro, já estão preparando a segunda edição do Circuito do Conhecimento e da Feira de Ciências, eventos que têm como objetivo transmitir conhecimento aos mais de 100 alunos da APAE BH.

No último sábado (14/3), 48 alunos do curso de Engenharia Química participaram de mais uma reunião de planejamento para a realização do Circuito do Conhecimento 2020. O primeiro encontro deste ano aconteceu na PUC, onde as duas coordenadoras da atividade expuseram os desafios para os alunos. Na ocasião, Lucianna Gontijo falou sobre o evento realizado no ano passado e, principalmente, sobre os novos desafios para a edição deste ano.

Alunos da PUC se preparam para ser educadores da APAE BHEm sua exposição, Lucianna disse que a Apae fará com os alunos da PUC o que os alunos da PUC farão com os alunos da Apae: focar em suas forças e competências em vez de focar nas fraquezas. Logo depois, mostrou em fotos a transformação que os trabalhos desenvolvidos no ano passado provocaram nos alunos da Apae.

Em seguida, os alunos se reuniram em 15 grupos e já começaram a discutir os primeiros passos para a execução de seus experimentos, compartilhando e discutindo com Lucianna e Claudete suas ideias iniciais.

“À medida que os estudantes foram percebendo a transformação que ocorreu com os alunos da Apae em 2019, eles foram se empolgando ainda mais em participar e em conseguir desenvolver projetos mais instigantes e envolventes. Foi lindo”, comenta Claudete.

Alunos da PUC se preparam para ser educadores da APAE BHClaudete conta que a ideia de aproximar seus alunos dos alunos da Apae aconteceu no ano passado, quando ela percebeu que deveria estimular a resiliência dos universitários. “Resiliência é sobrevivência e eu senti que eu precisava trabalhar a resiliência dos meus alunos. Ou era naquela hora, ou eu não conseguiria mais”, explica.

Os estudantes da PUC estão agora desenvolvendo o passo a passo de seus projetos e, em breve, deverão fazer novas visitas à Apae para se aproximarem dos alunos e organizar a apresentação de seus experimentos no Circuito do Conhecimento, que está previsto para acontecer ainda neste primeiro semestre.

Para reforçar a importância do envolvimento e do comprometimento dos universitários nesse projeto pioneiro e inovador, Lucianna pontuou: “Vocês deixarão de ser alunos da PUC e passarão a ser educadores da Apae BH”.

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?